Exposição revela paisagens por meio da pintura Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/05/2019

A sala de exposições Angelita Stefani, localizada na Universidade Franciscana está promovendo uma mostra de pinturas chamada “A sedução da paisagem”, produzidas pelo professor da UFN, o designer Roberto Osvaldo Gerhardt.

Com quadros cheios de vida, que faz com que os visitantes se transportem para o interior de cada paisagem capturada pelo autor e com cores que permitem o sentir de cada estação representada, a exposição retrata a reflexão e paixão do autor pela pintura.

Segundo o expositor, as obras se destacam pela ambientação cromática e a atmosfera que as paisagens contêm. Nelas podem ser enxergadas diversas formas com as quais a natureza se apresenta e a maneira que podem traduzir visualmente determinadas situações sem ser realista, mas sim deixando fluir as manchas pictóricas e lineares através da composição que adquirem intensidades cromáticas com “sonoridades’ diferenciadas.

“A exposição é uma referência, tanto para os professores quanto para os alunos, porque além de ele trabalhar na área do design gráfico, o Roberto é um artista, um pintor, um desenhista. O que está exposto é uma ótima aula de cor, a qual ele ministra no curso de Design, pois mostra o uso da pincelada pastosa, as transparências, as sobreposições, o uso da cor com muita sabedoria”, ressaltou a professora de Design e curadora da exposição Círia Moro.

Roberto Gerhardt ainda explica que os exercícios plásticos, com manchas de cores e linhas que se coordenam para a composição, são construídos a partir da ficção e vêm a ser o fascínio narrativo por meio da prática da pintura e do desenho, que expressam o que não existe na realidade.

O professor acredita que expondo suas produções na Universidade Franciscana, pode auxiliam os estudantes a descobrirem seus diferentes talentos.

“É uma excelente oportunidade de poder mostrar o meu trabalho. Algo diferente do que os alunos estão acostumados a me ver fazer em sala de aula”, explicou o docente.

Em visitação na Imas, podem ser observadas 20 obras selecionadas pelo autor, das quais já tiveram a temática exposta em Portugal, onde o professor residiu por 7 anos. As pinturas estarão expostas ao público até o dia 15 maio, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h e nas quintas pela manhã, das 9h às 12h.

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom
Imagem: Mark Braunstein / Fotógrafo Assecom