Exibição de documentário marca celebração da Semana Laudato Sí Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/05/2023

Ocorre nesta sexta-feira (26 de maio), às 9h30min, a exibição do documentário A Carta. A atividade será realizada no Salão Azul (Prédio 2 - Conjunto 1) da Universidade Franciscana (UFN) e é aberta à participação de toda a comunidade acadêmica. Após, a reitora Iraní Rupolo fará uma reflexão sobre o tema que marcará o início de uma série de encontros para estudo da encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da casa comum, Laudato Sí. A atividade é uma promoção da Pastoral Universitária, do Instituto Franciscano de Espiritualidade e Humanidades (IFEH) e do Grupo Paz e Bem.

Neste ano, o Movimento Laudato Sí no Brasil está mobilizando uma campanha nacional a partir do longa-metragem A Carta, produzido a partir de uma solicitação do Papa. O filme traz a jornada de um grupo de defensores da Terra a caminho de uma reunião com o pontífice e relata os desafios ecológicos e sociais de diferentes partes do planeta. A película é um potente instrumento pedagógico-pastoral que contribui para aprofundar a reflexão sobre a ecologia integral.

A partir desta reflexão inicial, a comunidade acadêmica está convidada para o estudo aprofundado da encíclica Laudato Sí, que aborda o cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas, além de questões mais amplas da relação entre Deus, os seres humanos e a Terra. Os encontros de estudo serão realizados mensalmente e são abertos à participação de toda a comunidade acadêmica da UFN. Além disso, os participantes serão responsáveis por outras ações ligadas ao Movimento Laudato Sí, que serão registrados junto à organização mundial e apresentadas ao Papa Francisco.

Para o professor da UFN e coordenador do IFEH, Márcio Cenci, esta mobilização nos aproxima ainda mais do espírito franciscano: “A Laudato Si é uma carta do Papa Francisco endereçada a todos nós, cristãos, mas também para toda a humanidade, para nos engajarmos no cuidado integral da vida. A inspiração no Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis revela a profundidade dessa epístola em não ser uma motivação para um ativismo, mas concentra uma compreensão de reverência frente à criação e à vida em sua gratuidade e beleza. Isso nos faz pensar e agir acerca do bem-estar, bem-viver e cuidado com a criação”.

Texto: Marielle Flôres/Jornalista