Evolução da comunicação contada por objetos de imagem e som Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/04/2019

O ato de comunicar traspõe gerações. Ao longo dos séculos, foram desenvolvidos equipamentos e estratégias para que a comunicação se tornasse cada vez mais eficiente entre os indivíduos e as relações coletivas.

O homem vem aprimorando a tecnologia e, com isso, as formas de comunicação, seja verbal, visual ou escrita, evoluíram e hoje se apresentam em uma expressiva quantidade, com aumento de equipamentos tecnológicos que auxiliam no processo comunicacional.

Pensando nisso e com o objetivo de fazer com que as pessoas viagem no túnel do tempo da tecnologia e comunicação, está aberta a exposição ‘Imagem e Som: A comunicação conta sua história’, na sede da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis - Zona Norte.

O planejamento da exposição começou no final do ano de 2018 e surgiu pelo restage e catalogação de um grande número de peças da área da comunicação, especialmente da imagem e do som, realizado pela coordenadora do Museu Histórico e Cultural Irmãs Franciscanas - MHIF, Franciele Roveda Maffi, e pela professora de Design, Círia Moro.

Os materiais expostos variam entre televisores, como a Colorado RQ de 1972, rádios da década de 60 que funcionam com sistema a válvula, aparelhos de VHS e DVD, além de câmeras fotográficas, filmadoras, projetores antigos e entre outros materiais.

“É muito importante podermos mostrar a evolução histórica das peças, porque hoje estamos na era digital e muitos televisores expostos não funcionam nem com o conversor digital, por serem muitos antigos. A exposição reúne muito mais que objetos antigos, é um estudo, uma pesquisa para entendermos a evolução da tecnologia e da comunicação”, explicou a coordenadora do MHIF.

A exposição está aberta para visitação até o dia 9 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Scalifra-ZN, localizada na Avenida Nossa Senhora da Medianeira, nº 1267.

A visitação não tem custo e podem ser autoguiadas pelas etiquetas de identificação dos materiais ou, há a possibilidade de agendar uma visita guiada para grupos de pessoas e turmas escolares entrando em contato com o Museu das Irmãs Franciscanas pelo telefone (55) 3220-5525.

EXPOSIÇÃO "IMAGEM E SOM: A COMUNICAÇÃO CONTA SUA HISTÓRIA”

Local: Hall da Scalifra-ZN (Avenida Nossa Senhora da Medianeira, nº 1267)
Horário de visitação: Até 09 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo