Estudo inédito aponta impacto das pesquisas do PPG Nano da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/06/2022

O Programa de Pós-graduação em Nanociências (PPG Nano) da Universidade Franciscana (UFN) inicia as atividades comemorativas referente aos 15 anos de implantação do Mestrado e 10 anos do Doutorado com um estudo inédito sobre o impacto nacional e internacional de sua produção científica. Apontando a integração quantitativa e qualitativa dos mais de 387 trabalhos publicados pelos seus 14 docentes nos anos de 1998 a 2021 em que, entre as palavras-chaves, estavam os termos: antioxidant, nanoparticle, brain e carbon nanotube.

Em parceria com a empresa Science in Data foi realizado um censo científico, por meio de uma avaliação cientométrica, em fontes de pesquisa de artigos publicados pelos professores em revistas indexadas em uma das mais utilizadas fontes de dados científicos internacionais, a Web of Science. A pesquisa também demonstrou o alto índice de produções bibliográficas que resultaram no total de 901 artigos completos publicados em periódicos (considerando indexados ou não), 1961 resumos publicados em Anais de eventos, 728 apresentações de trabalhos, 369 trabalhos publicados em Anais de eventos, 7 livros e 47 capítulos de livros. Além de produções técnicas que resultaram em 102 trabalhos, 7 patentes/registros e 2 programas de computador.

A partir desta análise detalhada, foram observados diferentes nichos e maturidades de desenvolvimento científico, sendo habilitados para conceber, sintetizar, produzir, realizar avaliações toxicológicas, discutir o impacto na sociedade e disseminar o conhecimento adquirido. Tais aspectos estão fortemente relacionados ao perfil Interdisciplinar que o PPG possui, envolvendo pesquisa básica e aplicada em diferentes áreas do conhecimento como Toxicologia, Química, Física, Farmacologia, Biologia Molecular e Ciência provocando uma série de conexões entre os temas pesquisados.

Além disso, os dados demonstram a evolução apresentada pelo PPG Nano nesses anos de implementação, sendo notório o crescimento de uma grande rede de cooperação científica entre os docentes do Programa e grupos de pesquisa nacionais e internacionais com trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Itália, Áustria e Portugal. Este fato também reflete no impacto das produções e, consequentemente, nas mais de 7.688 citações dos estudos desenvolvidos no Programa em países como a China, Estados Unidos da América, Irã, Alemanha e Índia.

Com um perfil acadêmico elevado, os docentes que atuam na Pós-graduação da UFN proveem de diversas Universidades do Brasil com formação em Química, Física, Nanociências, Farmacologia, Engenharia Química, Ciências Biológicas, Computação e Biomedicina. A crescente produtividade do PPG Nano é o reflexo do profissionalismo e comprometimento com a ciência e inovação de todos os envolvidos com o PPG Nanociências por meio de sua qualidade de ensino e expertise de saberes com constate colaboração de trabalhos publicados em Instituições Ensino Superior como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de São Paulo (USP), a Universidade do Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC).

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Imagens: Science in Data