Estudantes em intercâmbio ministram oficina por videoconferência Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/05/2019

Dois acadêmicos do Curso de Ciência da Computação da Universidade Franciscana ministraram uma oficina via videoconferência para alunos dos cursos de Sistemas de Informação, Tecnologia em Jogos Digitais e Ciência da Computação da IES. A atividade fez parte da 2ª edição do Workshop realizado pelo Laboratório de Práticas dos cursos, e tem o tema: (In) segurança em redes de computadores.

Os alunos Eduardo Cerutti e Lúcio Colusso Barnewitz estão no segundo semestre de intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto, Portugal, onde estudam Engenharia Informática. Eles ministraram a oficina de KALI Linux, a convite do docente da UFN Sylvio André Garcia Vieira. O KALI é uma das distribuições Linux mais avançadas, que foi desenvolvido para fins específicos, como testes de intrusão e auditoria de segurança, e conta com uma gama de ferramentas para hackers que se consideram éticos.

Segundo os estudantes, um dos diferenciais do KALI Linux é a quantidade de ferramentas disponíveis para executar testes diversos: são mais de 300 atualmente. Outro ponto positivo do sistema é o fato dele ser gratuito, e considerado um dos mais estáveis e confiáveis, podendo ser complementado por uma vasta quantidade de outras aplicações, desenvolvidas por terceiros.

O evento, organizado pelo Laboratório de Práticas dos cursos de Tecnologia em Jogos Digitais, Sistemas de Informação e Ciência da Computação da IES, foi considerado uma oportunidade para os alunos que estão há quase um ano estudando em Portugal, compartilharem com a comunidade acadêmica da UFN parte do conhecimento que adquiriram durante o intercâmbio.

As atividades realizadas também fazem parte das iniciativas de internacionalização dos cursos de graduação e da IES, chamado de ‘internacionalização em casa’, que ocorre por meio da Assessoria de Cooperação Interinstitucional.

O workshop (In) segurança em redes de computadores ocorreu durante toda a segunda-feira, 27 de maio, na instituição. O palestrante que iniciou o evento foi o administrador de redes na TI Partner - Soluções em Tecnologia, Juan Damo. O profissional possui ampla experiência no gerenciamento de projetos, implantação e manutenção de sistemas e servidores, gestão de equipes e implementação de melhorias. Dono do Blog Ajuda TI e integrante do Fórum Brasileiro Oficial de pfSense®, Juan falou a respeito da ferramenta pfSense.

O ciclo de palestras também contou com os profissionais que integram a equipe da Unidade de Tecnologia de Informação da UFN, Estevan Schifelben e Deivison Pasa, que abordaram o tema da engenharia social. A palestra ‘Uma breve história da segurança da informação’, foi ministrada por Henrique Gularte Pereira, da Universidade Calgary, do Canadá. E para fechar a noite, Walter Priesnitz, da UFSM, falou sobre ‘Privacidade e dados pessoais: por que devo me preocupar? ’.

Imagens: Assessoria de Cooperação Interinstitucional da UFN e Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto.