Estudantes do Ensino Médio visitam laboratórios da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
19/10/2021

Com o propósito de promover experiências acadêmicas e conhecimento sobre as profissões que estarão em alta no futuro aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares da região através do programa Profissional do Amanhã que, desde agosto, vem realizando encontros remotos. Já neste mês de outubro, a Universidade Franciscana (UFN) recebeu parte desses estudantes em visitas presenciais nos prédios da Instituição, com o objetivo de conhecer toda estrutura física disponibilizada para os acadêmicos.

No dia 7 (quinta-feira), foi realizada atividade do curso de Pedagogia, junto com a professora Ail Meireles Ortiz, mostrando os espaços e ainda promovendo uma ação para se conectar com a profissão para os integrantes do projeto ‘Transformação Criativa’. “Me parece que efetivamente essa proximidade presencial é definidora do canal e do caminho de conhecimento da Instituição e de conhecer essa ambiência contagiante que é a comunidade franciscana”, afirma a professora. A estudante Kallyandra Costa, do Colégio Estadual Manoel Ribas comenta que é a primeira vez que entra na UFN e acredita que, para escolhermos a profissão para seguir no futuro, é preciso conhecer o local antes: “Aqui conseguimos nos sentir como se realmente fizéssemos parte da faculdade”.

E hoje (dia 19, terça-feira), foi a vez dos cursos de Odontologia Enfermagem promoveram uma visita para os estudantes em seus laboratórios, colocando todo espaço e equipamentos a disposição dos visitantes que participam do projeto ‘Inteligência em Saúde’. A professora do curso de Enfermagem, Janine Vasconcelos comenta que o principal intuito desses encontros é promover para esses alunos o conhecimento sobre as graduações, além de toda estrutura que é disponibilizada para a comunidade acadêmica e fazer com que esses alunos se sintam acolhidos pela família UFN.

O estudante Querubim Fernandes, do Colégio Estadual São Sepé, da cidade de São Sepé, veio exclusivamente para realizar a visita na Instituição e acredita que, encontros como este: “são fundamentais para ter o contato direto com a UFN, além de ter uma experiência mais realista de como será o futuro dentro da Universidade”.

Até novembro, mais visitas como estas serão realizadas com o acompanhamento de professores (Mentores) e de acadêmicos (Embaixadores). O programa Profissional do Amanhã é uma iniciativa inédita da UFN e é composto por cinco projetos que desenvolvem as carreiras mais promissoras que estão despontando no mercado: Academia de Computação, Cientista Aprendiz, Inteligência em Saúde, Líder do Futuro e Transformação Criativa.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Fotos: Eduardo Camponogara/Estagiário de Publicidade e Propaganda