Estudantes do ensino médio participam de oficinas organizadas pelos cursos da saúde Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/08/2019

Texto e Imagens: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo

Alunos do ensino médio do Colégio Franciscano Sant’Anna participaram do Despertando Saberes ao longo da tarde de quinta-feira, 29 de agosto. O programa promove um momento de trocas de experiências entre jovens que ainda não escolheram sua profissão e estudantes que já estão no ensino superior.

O objetivo é fazer com que os adolescentes possam conhecer um pouco sobre cada curso e, assim, escolher aquele que mais lhe cativar. Na ocasião, foram realizadas visitas guiadas aos cursos da área de Ciência da Saúde da Universidade Franciscana.

Divididos em pequenos grupos, conforme seus interesses, os alunos participaram de oficinas como “Desmistificando o DNA”, com professores e graduandos dos cursos de Biomedicina e Farmácia. Já os que optaram pelo curso de Medicina e Odontologia, estiveram visitando as instalações das duas graduações, em especial os laboratórios onde ocorrem as aulas práticas.

Os que passaram pelo curso de Psicologia participaram de uma conversa com o tema “Orientação profissional”, ministrada pelas professoras Liana Bohrer e Fernanda Jaeger. Ainda, quem optou por conhecer um pouco mais sobre o curso de Nutrição, integrou a oficina “Conhecendo a sua composição corporal”, ocorrida no Laboratório de Antropometria.

Durante a oficina “Manipule você”, ministrada pelas professoras Rosimar Silveira e Luciane Laporta, do curso de Farmácia, foi produzido um aromatizador de ambiente, um sal de banho e álcool em gel.

Para participar, os alunos do ensino médio tiveram de usar avental, touca e luva para manusear os químicos, já tendo uma experiência de como é o curso na prática. Ao final da atividade os alunos puderam levar as suas produções para casa.

Já na oficina “Práticas de primeiros socorros”, ministrada pelo curso de Enfermagem, a Residência Profissional em Enfermagem Urgência, Emergência e Trauma e o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, os participantes tiveram uma aula para aprender a identificar sintomas de convulsões, desmaios e engasgamentos, bem como formas de como proceder nesses casos.

Ao final da conversa, os alunos puderam experienciar na prática a realização de manobras como a de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, e a de ressuscitação.