Estudantes do ensino básico visitam exposição Ciência em Cena, na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/03/2019

Além de receber estudantes de Graduação e Pós-graduação, a Universidade Franciscana também promove a aproximação do ensino básico com o ensino superior. Com isso, a IES proporciona que os alunos tenham a experiência de vivenciar um novo mundo, longe da escola e muito mais perto de se descobrirem e sonharem com uma futura profissão.

Seguindo nesta linha de auxiliar na construção da sociedade, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT) recebeu a visita dos alunos do 6º e 7º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Gonçalves do Amaral, do bairro Camobi, em Santa Maria.

Inicialmente, os estudantes conheceram os materiais científicos da exposição ‘Ciência em Cena: objetos que contam história”, localizada no Hall do Prédio 7, Conjunto I da UFN. A mostra busca resgatar os instrumentos antigos que, hoje, estão deixados de lado, mas, que já tiveram e ainda tem grande importância para o desenvolvimento da tecnologia. Além disso, o objetivo da exposição é fazer com que os visitantes se sintam dentro de uma espécie de túnel do tempo da ciência.

Depois, a coordenadora do PPGECIMAT, professora Thais Dorow, e a pós-graduanda do curso, Gisele Santiago, fizeram um tour pelos laboratórios do Programa de Pós-Graduação da IES. Lá, os estudantes construíram um microscópio totalmente reciclável e conhecerem os instrumentos de alta tecnologia que a instituição oferece para seus graduandos e pós-graduandos.

“É muito importante a integração entre ensino básico e ensino superior, visto que todos nós estamos em processo formativo, independente do nível educacional. A Pós-Graduação tem a contribuir com o que se faz dentro da academia, principalmente com as pesquisas, e essa é uma oportunidade para estendermos a construção de conhecimentos para situações e níveis de ensino que não tenham esse contato direto com uma IES. é um momento de divulgação científica, onde passamos para as crianças a importância de valorizarmos o patrimônio histórico e cultural onde vivemos”, explicou a professora Thais Dorow.

Confira abaixo algumas fotos da atividade:

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo