Estudantes de Publicidade e Propaganda realizam experiência sobre audiovisual com alunos do Ensino Médio Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/11/2020

Acadêmicos do 8º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana-UFN realizaram uma experiência sobre audiovisual com estudantes do ensino médio do Colégio Franciscano Sant’Anna. O objetivo foi apresentar aos alunos as etapas de uma produção audiovisual e, para isso, foi realizada ao longo de alguns dias uma experiência multiplataformas idealizada por alunos da disciplina de Experiência de Marca do curso de Graduação. Buscando se reinventar e trazer meios de conversar com o público estudante do Ensino Médio, foram criados materiais interativos e com a linguagem utilizada normalmente por alunos, de maneira informal e  leve.

Os graduandos Fernando Vieira e João Paulo Andrades pensaram em mostrar as diversas possibilidades de se produzir peças audiovisuais, do amador ao profissional, expondo as etapas de preparação, gravação e edição de produtos audiovisuais para propiciar aos alunos a desconstrução do pensamento de que para se produzir algo e se divertir com o resultado é necessário equipamentos e conhecimentos avançados, levando assim conhecimento gratuito para todos sobre a área da Comunicação. “A experiência é gratificante pois é uma oportunidade de oferecer a sensação de descoberta e deslumbramento que tive quando dei início ao curso e me foi apresentado todo esse conteúdo que apresentamos a eles”, explicou o estudante Fernando Vieira.

Após os alunos entenderem o processo e as ferramentas de construção do conteúdo audiovisual, uma música de preferência dos alunos foi escolhida para a realização de um videoclipe colaborativo entre todos os participantes da experiência. “A troca de ideias e conhecimentos, interagindo com novas pessoas principalmente no período de quarentena é muito legal e possibilita que todos tenham uma bagagem muita rica de experiências. No início, pensar em apresentar algo para pessoas diferentes das que somos acostumados acaba assustando, mas é muito legal ver tudo acontecendo, principalmente pra mim que penso em fazer mestrado e seguir investindo em pesquisa futuramente. Acabei vendo na troca de ideias com os alunos um primeiro contato com essa próxima etapa”, finalizou João Paulo, aluno do curso de Publicidade e Propaganda.

Para preparar os alunos, além dos ensinos práticos, foi introduzida pelas também alunas do oitavo semestre Vitória Rodrigues e Nádia Schultz a teoria e tudo que envolve a pré-produção. A experiência foi feita de forma conjunta e aplicada no dia 11 de novembro pela plataforma Google Meets, por conta da pandemia da COVID-19, onde cada dupla mostrou um pouquinho do que o curso tem a oferecer de maneira virtual.

Texto e imagens: PP / UFN