18/05/2020
Em meio a pandemia do coronavírus, estratégias de trabalho tiveram de ser reorganizadas para beneficiar a todos. Foi o caso das disciplinas de estágio curricular do curso de Pedagogia da Universidade Franciscana, que utilizou da tecnologia para aproximar estudantes e campos de estágio.
De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Eliane Galvão, os estágios curriculares do curso, que tiveram início no mês de fevereiro, estavam parados deste a suspensão das aulas presenciais, no dia 17 de março.
“Diante do contexto, na segunda quinzena de abril, reorganizamos as atividades de estágio, buscando que os alunos do Estágio Curricular em Educação Infantil atuassem em escolas que estavam trabalhando remotamente, e os estagiários em Gestão Educacional fossem para atividades de gestão em algumas escolas e também buscamos estabelecer uma parceria com a Secretaria de Município da Educação- SMED ”, explicou a coordenadora.
Com esse objetivo, Eliane Galvão, juntamente da coordenadora de estágios do curso, Profa. Fernanda Marquezan, selecionaram escolas e a Secretaria de Educação para inserir os estudantes nesses locais.
Os matriculados em Estágio Curricular Supervisionado – Docência na Educação Infantil passaram a atuar junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Lurdes Ramos Castro, por meio da elaboração e implementação de planejamentos de atividades pedagógicas juntamente com as professoras para serem desenvolvidas de forma remota com as crianças das turmas de maternal e pré-escola.
“É um reinventar de ações, experiencia altamente inovadora e promissora que atende as exigências atuais e faz com que a educação acompanhe todas as transformações sociais”, ressaltou a professora da Escola Maria de Lurdes Ramos Castro, Silvana Guerino.
Já os matriculados em Estágio Curricular em Gestão Educacional foram encaminhados para a Secretaria de Educação, onde atuam no auxílio da organização de um projeto de formação para todos os professores do município, a fim de discutir um possível currículo diferenciado para este período de pandemia. Ainda na SMED, os estudantes trabalham, também, auxiliando a reorganização do ano letivo do município.
“A contribuição dos mesmos nesse processo formativo dar-se-á da seguinte forma:
• Participação nos encontros (on-line) de formação, a fim de apropriar-se dos pressupostos dos mesmos.
• Realizar a escuta ativa e registrar falas recorrentes, como subsídios para avaliar, redimensionar para alinhar ações futuras.
• Fazer o relatório/ Ata de cada encontro
• Organizar link de efetividade docente
• Realizar registro visual
• Entre outras possibilidades.
Cabe ainda salientar, que a inserção dos acadêmicos nesses momentos formativos é de suma importância para Rede Municipal de Ensino, visto que, além de contribuírem com a logística das iniciativas supracitadas, a interação com os educadores fomentará reflexões muito ricas, onde todos (professores e acadêmicos) aprenderão conjuntamente. Essa interação oportunizará também, que os estagiários desenvolvam uma percepção mais crítica e contemporânea em relação ao desenvolvimento profissional docente”, ressaltou Cláudia Bassoaldo, responsável pela coordenação do Processos Formativos SMEd/2020.
Outros locais que os alunos matriculados no estágio em Gestão educacional estão atuando é nas escolas municipais Chácara das Flores e em uma escola do campo, localizada em Boca do Monte auxiliando na construção do PPP e na formação continuada das respectivas escolas. Tudo de forma remota, via internet.
Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia da UFN, os acadêmicos estão bastante empolgados, pois estão visualizando um novo modo de ser docente. Eles se mobilizaram e aceitaram o desafio, juntamente com professores da escola, planejando as atividades e desenvolvendo um novo formato de ensinar.
“Nós temos que ser protagonistas desse momento no nosso curso e inovar e se unir. Os nossos estagiários estão vivendo o que os professores junto a rede municipal estão passando, repensando toda a forma de ensinar nesse momento. Nós precisamos nos reinventar, ressignificar o que é a formação de professores. Pois não sabemos se no futuro podem haver novos enfrentamentos nessa situação de ensino e aprendizagem, então nada melhor do que nesse momento de estágio nos desafiarmos”, concluiu a coordenadora de estágios do curso de Pedagogia da UFN, profa. Fernanda Marquezan.

Legenda Foto 1: Reunião com a coordenação de estágio, equipe gestora e professoras da EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro.

Legenda Foto 2: Reunião com os estagiários.