Estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda produzem infográficos sobre a pandemia do Coronavírus Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/06/2020

O isolamento, nova dinâmica social e alternativa preventiva instaurada devido à rápida propagação do coronavírus, gerou e continua gerando mudanças na vida de muitas pessoas. Entre essas alterações, estão aquelas que geraram impacto direto na vida de estudantes de distintas instituições, inclusive os alunos da disciplina de Leitura e Produção Textual dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana - UFN.

Com a intenção de aliar as demandas dessa nova dinâmica aos estudos da disciplina, os estudantes foram desafiados a criar infográficos com a temática “Coronavírus”. A atividade solicitada pela professora Liane B. Kist, que ministra a disciplina, faz parte do estudo dos gêneros textuais multimodais, isto é, dos textos produzidos por meio de diferentes linguagens, em que palavras, imagens, sons, cores entre outros recursos compõem um mosaico de informações.

De acordo com a docente, o infográfico - gênero multimodal - amplamente utilizado em meios jornalísticos, visa facilitar a compreensão de determinados assuntos ou informações, destacando a presença de elementos gráfico-visuais. Atualmente, com o excesso de conteúdo gerado ligado à importância da disseminação de informações, torna-se relevante utilizar esta alternativa nos diversos meios de comunicação.

“Os infográficos produzidos pelos alunos revelaram não só a capacidade criativa deles em termos de seleção de layout, seleção de imagens como também o uso de diferentes construções verbais com destaque especial para a construção de sequências injuntivas na apresentação de dicas voltadas ao contexto da pandemia”, relata a professora Liane.

O grupo de alunos, formado por diversos semestres dos respectivos cursos da UFN, compreende a necessidade de informações de qualidade e relevância baseada em dados verdadeiros, assim como João Pedro Ribas, acadêmico do primeiro semestre da Publicidade e Propaganda, que defende a necessidade do aprendizado ao mesmo tempo que busca fatos verídicos que possam ser compartilhados para contribuir nessa situação vivida.

“Buscamos construir esses infográficos incluindo diversos assuntos sejam eles informativos, ou com alternativas que possam contribuir com a saúde física e mental de pessoas nessa época complicada, tendo sempre um valor que possa ser agregado no cotidiano de cada um”, explica Ribas.

Em relação ao conteúdo dos infográficos, a professora Liane Kist destaca que houve uma grande variação e a percepção de diferentes perspectivas sobre a pandemia.

Entre esses temas, ela destaca: dados da pandemia no Brasil, no RS, em Santa Maria, nas cidades dos alunos, dicas sobre o que fazer durante o isolamento, alternativas para o cuidado com a saúde mental em tempos de pandemia, boas notícias em meio à pandemia até impactos da covid-19 nas plataformas de streaming.

Veja abaixo algumas propostas de Infográficos produzidos pelos alunos (clique nas imagens para vê-la em tela cheia):