Estudantes de Fisioterapia retornam após viagem de estudos em Madri e Barcelona Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
02/05/2023

Durante o mês de abril, o curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana (UFN) realizou o Projeto I Fisio/UFN pelo Mundo, viagem com destino à Espanha. A iniciativa teve como objetivo proporcionar aos acadêmicos a possibilidade de conhecer Universidades e vivenciar experiências nos locais, como estrutura, laboratórios e atividades práticas. Acompanhado pelos professores Lilian Oliveira de Oliveira, Juliana Saibt Martins, Vívian de Pieve Antunes e Henrique Copetti, o grupo de estudantes visitaram a Universidade de Salamanca, a Universidade de Barcelona, a Universidade de Barcelona – Campus Girona, a Universidade Autônoma de Barcelona e o Hospital de La Santa Creu i Sant Pau.

Os acadêmicos e professores da UFN foram recebidos pelo diretor da Casa Brasil em Madri, Cássio Romano, onde foi apresentado o espaço de estadia para estudantes brasileiros. A comitiva também esteve reunida com o Chefe do Setor de Cultura e Educação da Embaixada do Brasil na Espanha, o diplomata Roberto Arraes, que se prontificou com o auxílio para contatos com os demais campos de estudo no país.


Já nos passeios técnicos realizados nas universidades espanholas, os docentes e coordenadores dos cursos de Fisioterapia locais explanaram sobre o funcionamento da graduação, além de apresentar toda estrutura, espaços de estudos, laboratórios práticos, salas de aula e ambulatórios. Segundo a coordenadora e professora do curso de Fisioterapia da UFN, Lilian Oliveira de Oliveira, foram momentos importantes que formalizaram possíveis acordos institucionais enquanto internacionalização.


Para o acadêmico do 3º semestre do curso de Fisioterapia da UFN, Eduardo Ribeiro, foi uma realidade muito interessante de conhecer e o que mais chamou a atenção foi a estrutura das Universidade e do Hospital visitado. Eduardo ainda cita as principais diferenças dos cursos da Espanha para o Brasil, como o tempo de graduação, as salas de aula práticas e teóricas ao mesmo tempo, equipamentos que no Brasil são vistos apenas em clubes de futebol, entre outras diferenças. A professora Lilian Oliveira de Oliveira destaca que os alunos puderam vivenciar e experenciar os locais, participando ativamente de práticas oportunizadas, observações de atendimentos nos ambulatórios e das unidades do ambiente hospitalar. “Conseguimos despertar nos nossos alunos o desejo de conhecer algo que descortine um mundo novo à frente, e interesse em fazer uma imersão, através da mobilidade acadêmica, em países que têm a educação como mola propulsora. E assim, retornamos com uma bagagem recheada de um conhecimento maior de ciência e cultura”, complementa a docente


Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Curso de Fisioterapia



divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação