Estudantes de ensino médio participam de oficina promovida pela UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/04/2019

A Universidade Franciscana promoveu uma oficina de construção de sites para estudantes do ensino médio do Colégio Sant'Anna. A atividade foi organizada e ministrada pelos professores dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Jogos Digitais da IES, e ocorreu nesta quinta-feira, dia 11 de abril.

Isso por que a turma de estudantes, formada por cerca de 30 alunos do 1º ao 3º do ensino médio, faz parte de um grupo de iniciação científica que busca tratar sobre diversos assuntos através de oficinas temáticas.

Desta vez, o grupo se reuniu para aprender sobre a iniciação científica antes da graduação. O grupo trabalhou a construção de um site onde possa ser criada uma espécie de fórum onde os alunos esclareçam dúvidas sobre conteúdos vistos em sala de aula, e também compartilhem conhecimentos.

O objetivo dessa comunidade é estabelecer um espaço de reposição de informação, onde professores possam compartilhar leituras, e os alunos de anos mais avançados possam falar sobre suas experiências, como por exemplo, antigos estudantes do colégio que já estão cursando uma graduação na UFN.

O professor Alexandre Zamberlan apresentou os dois repositórios gratuitos mais utilizados por quem quer criar um site, que são o Wix e o Wordpress.

O docente destacou que essas plataformas oferecem a construção facilitada de um site, mas por se manterem através de publicidade e vendas, as opções de layout personalizadas são poucas. Para aqueles que desejam configurar a aparência e funcionalidades do seu site como quiserem, é preciso desembolsar os valores cobrados pelo domínio.

A segunda opção é um pouco mais complicada, pois envolve programar o site desde o começo. Para isso, será necessário um conhecimento de linguagens como o HTMLJavaScript e CSS, conhecimentos que podem ser adquiridos durante as graduações de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Os professores da UFN Sylvio Andre Garcia e Reiner Franthesco Perozzo também participaram da oficina, e explanaram sobre como registrar o domínio de um site. Além disso, eles fizeram uma dinâmica utilizando o w3schools, que permite a experiência de personalizar um site do zero, utilizando códigos e linguagem html.

Ao final da oficina, os professores ressaltaram a importância dos cursos de extensão, como os que são disponibilizados pela Universidade Franciscana. Esses cursos de curta duração permitem a obtenção de novos conhecimentos e também podem ser aproveitados para enriquecer o currículo acadêmico do estudante.

Artur Fardin, aluno do 1º ano do ensino médio no Colégio Sant’Anna revela ter gostado muito da oficina. “Enquanto ele dava as instruções de como fazer as modificações mais básicas no site, como dar um nome e uma descrição, eu consegui ir além e trabalhar com cores, fotografias e o layout da página. É algo que me interessa bastante”, constatou o estudante.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo Assecom
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo Assecom