Estudantes de Design iniciam parceria com os cursos de Terapia Ocupacional e Fisioterapia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/03/2023

Os alunos da disciplina de Projeto Integrado II, do curso de Design da Universidade Franciscana (UFN), visitaram o Laboratório de Atividades de Vida Diária que funciona como um apartamento adaptado para as práticas do curso de Terapia Ocupacional e o Laboratório de Ensino Prático – LEP, do curso de Fisioterapia. As visitas foram realizadas no final de fevereiro, através de uma iniciativa dos professores Daniele Ellwanger e Gabriel Barbieri que lançaram a proposta de desenvolvimento de produtos voltados para suprir as necessidades relacionadas à saúde.

No primeiro encontro, a turma foi recepcionada pela coordenadora do curso de Terapia Ocupacional, a professora Carine Baldicera e pela professora Eliane Caldas com intermediação realizada pela professora Juliana Borges. Já no LEP, a professora do curso de Fisioterapia, Nadiesca Filippin, foi quem recebeu os acadêmicos e os docentes.

Em ambos cursos, foram apresentados os ambientes e os recursos utilizados para recuperação dos pacientes atendidos pela UFN, bem como explanaram sobre as possíveis condições de saúde que podem ser assistidas. Inclusive, essa parceria pode vir a ser desenvolvida entre alunos dos diferentes cursos, tornando a atividade interdisciplinar.

Segundo a professora Daniele Ellwanger, do curso de Design, este é um movimento enriquecedor em termos de conhecimentos a serem adquiridos e experiências vivenciadas a partir do desenvolvimento de um projeto para um público-alvo real, diante de situações reais. “Perante esse desafio, os alunos terão que definir os públicos e desenvolver produtos que supram as necessidades dos pacientes, a fim de proporcionar conforto, bem-estar, segurança, autonomia e independência, fatores esses vistos como prioridades para se atingir uma qualidade de vida satisfatória”, enfatiza.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Divulgação/Curso de Design