Estudantes da UFN se preparam para intercâmbio em Portugal Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/04/2019

Acadêmicos de diferentes cursos da Universidade Franciscana se reuniram, na tarde de quinta-feira, dia 25 de abril, para uma capacitação junto a Assessoria de Cooperação Interinstitucional da IES.

Isso porque os 18 alunos dos cursos de Psicologia, Medicina, Jogos Digitais, Design de Moda, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Letras - Português e Inglês, Publicidade e Propaganda, e Engenharia Biomédica, estarão embarcando para um intercâmbio estudantil para Portugal, no 2º semestre de 2019.

Serão 6 meses fora do Brasil, onde aprenderão uma nova cultura e, também, novas formas de pensar e atuar na profissão pós-formados, o que pode fazer a diferença na formação acadêmica dos estudantes.

“O aluno que vai para o intercâmbio tem que estar disposto a enfrentar diferentes situações da nova universidade, principalmente, as dificuldades com a língua. Mesmo sendo em Portugal, muitas aulas e bibliografias são em inglês, então o aluno precisa se dedicar”, explicou o coordenador da Assessoria de Cooperação Interinstitucional da UFN, professor Rodrigo Jappe.

Estudante do curso de Publicidade e Propaganda, Ana Cunha irá realizar o seu primeiro intercâmbio e a ansiedade começa a aumentar com a proximidade da viagem.

“Eu imagino que a experiência me leve para outro universo, outra cultura, outro jeito de viver... uma nova forma de enxergar a vida. Acredito que a mobilidade só tem a somar na minha profissão e na minha vida pessoal. Vou aprender novas coisas, ter contato com novos métodos de ensino e, quem sabe, até trazer novas experiências para o curso aqui na UFN”, relatou Ana.

Os estudantes estarão em intercâmbio na Universidade da Beira Interior (UBI), Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), Instituto Politécnico do Porto (IPP), Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro (UTAD) e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
A mobilidade acadêmica internacional pode ser realizada por alunos de graduação ou pós-graduação. Basta atentar a abertura de inscrições junto à Assessoria de Cooperação Interinstitucional da UFN.

Os estudantes selecionados para o intercâmbio acadêmico estarão isentos das taxas estudantis da Universidade Franciscana e, também, na instituição estrangeira durante a realização do programa.

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo Assecom