Estudantes da Especialização em Projetos de Espaços Interiores recriam ambientes das próprias casas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/08/2020

Durante o 1º semestre de 2020, a disciplina de Arquitetura Efêmera, do curso de Especialização de Projetos de Espaços Interiores, propôs o exercício Transforming Room, com a temática picnic, com o objetivo de vivenciar os ambientes domésticos com outro olhar.

Nele os arquitetos e designers tiveram de transformar um ambiente da sua própria sala de estar reutilizando os objetos nela existentes, e registrar o antes e depois do trabalho. A ressignificação dos objetos cotidianos em uma espécie de festa gerou ambientes efêmeros criativos que foram aproveitados pelos alunos do curso para finalizarem a disciplina na quarentena. Além disso, foi um momento de reflexão sobre as questões referentes a importância da efemeridade para garantir qualidade na vida cotidiana, seja ela um evento, um desfile, um show, uma peça de teatro ou até um picnic.

O professor arquiteto Luiz Felipe Helfer, da H Estúdio Arquitetura, de Porto Alegre-RS, desenvolveu a disciplina com aulas síncronas sobre os conceitos dos espaços efêmeros e analisou os seus projetos de arquitetura efêmera.

Segundo ele, o exercício com um programa de fácil apropriação e utilizando elementos existentes nos lares e domicílios dos alunos, a partir da proposta de gerar um estado de exceção nos espaços escolhidos, possibilitou reinterpretar a casa como um novo e inusitado lugar, dinâmico, irreverente e lúdico. Expandindo assim os conceitos pré-estabelecidos, resultando em uma nova e afetiva relação com esse espaço que, em tempos pandêmicos, se tornou o maior lugar de acolhimento, conforto e segurança: a casa de cada um!

O Curso de Especialização de Projetos de Espaços Interiores contempla outras experiências projetivas e de proposição de espaços que perpassam pelas temáticas também efêmeras, ligadas ao setor comercial, proposições de espaços residentes e, complementando, com trabalhos voltados aos ambientes assistenciais de saúde. Em um ciclo anual de aprendizagem, o aluno tem contato com os principais temas de arquitetura de interiores.