Estudantes abrem espaço para a criatividade durante as aulas em meios digitais Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/05/2020

Texto: Emanuely Guterres - Estagiária Jornalismo UFN
Imagens: divulgação - Enfermagem UFN


Com a mudança das aulas presenciais para as aulas em meios digitais devido a pandemia do coronavírus, o curso de Enfermagem da UFN se encontrou na necessidade de realizar alguma atividade em prol da problematização da Covid-19. Mesmo à distância, os alunos do sétimo semestre reuniram-se na disciplina de Temáticas Emergenciais, ministrada pela Professora Martha Souza, e resolveram criar projetos que contribuíssem positivamente neste período.

Diante de uma disciplina que leva o aluno aos campos de prática, a professora teve que realizar mudanças em suas atividades. Com a impossibilidade por conta do isolamento, as ideias da turma surgiram e com elas muitas sugestões de projetos que os reuniram de forma online e possibilitou que produzissem trabalhos ligados a saúde e educação.

A turma foi dividida em quatro grupos e cada grupo tinha como objetivo criar uma proposta de material que chegasse até a comunidade acadêmica da UFN e sociedade como um todo, como por exemplo, informativos via mensagens. 

O primeiro grupo criou uma conta na rede social que mais cresce atualmente, o Instagram. Dessa ideia surgiu o @enf.educativa, que é alimentado pelos alunos com vídeos e posts semanalmente com a temática da Covid-19. O objetivo da rede social é disseminar assuntos pertinentes em relação a doença, através de produtos midiáticos feitos por profissionais de diferentes áreas da saúde. 

O segundo grupo é composto por cinco meninas que, juntas desenvolveram e produziram um vídeo, diretamente de suas casas, com o objetivo de incentivar, apoiar, fortalecer e homenagear os profissionais da saúde, que estão na luta contra a pandemia. No vídeo é possível ver uma jovem dançando, e as alunas explicam que foi a forma que elas optaram por expressar os sentimentos desses profissionais: usando a arte. Além disso, o vídeo conta com depoimentos e relatos de quem está atuando na área da saúde neste momento e enfrentando toda a carga horária excessiva de trabalho, com o intuito de lembrar a população do quanto a profissão de Enfermagem é importante. O vídeo está disponível para visualização no Youtube.

O terceiro grupo trabalha na produção de infográficos sobre a dengue. Os alunos seguem a linha de pensamento que não se deve esquecer esta doença que também causa grandes estragos e está afetando muitas pessoas em Santa Maria. Segundo os estudos do grupo, são contabilizados de 15 a 20 casos por semana na região oeste da cidade. Com base nisso, o objetivo é conscientizar a população com os devidos cuidados. 

O quarto grupo desenvolve informativos sobre o Coronavírus e as medidas de prevenção para a população que possui problemas auditivos. Os alunos estão conversando com uma educadora especial sobre a temática e assim que for desenvolvido o projeto, irão traduzir em libras para oferecer essa informação aos deficientes auditivos.

A professora responsável por todo acompanhamento desses trabalhos, Martha Souza, sente-se com o dever cumprido diante de todas as mudanças em relação às aulas. Martha relata que o contato com os acadêmicos se tornou até mais forte do que quando tinham aulas presenciais, formando uma interação significativa entre aluno e professor. “Os alunos entram em contato pelo whatsapp, pela plataforma do moddle, pelas plataformas que utilizamos para dar aula online, que cada dia utilizamos um modelo diferente, inclusive, com dicas dos próprios alunos”, comenta a docente. 

Além de toda adaptação que professores e alunos tiveram no início, ainda é um trabalho muito intenso tendo em vista a situação de cada um. Martha enfatiza que se não fosse a pandemia em que o mundo se encontra, os alunos jamais teriam realizado projetos assim e trabalhado sua criatividade em prol de algo de importância geral, o que para ela é um dos pontos positivos. 

Ao fim do semestre, o curso que contempla a nota 5 no MEC e completa 65 anos na UFN, irá presentear os alunos com uma máscara para prevenção da covid-19 em uma premiação simbólica a respeito dos trabalhos produzidos na disciplina. 


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação