Estudante do PPG em Nanociências recebe menção honrosa em congresso internacional Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/06/2021

A estudante do Programa de Pós-Graduação em Nanociências da Universidade Franciscana (UFN), a doutoranda e Biomédica Samantha Godoi obteve resultados apresentados no seu projeto, ‘Açaí-Nanoemulsions: Development And In Vitro Evaluation Of The Safety Profile And Anti-Leukemic Eficcacy’. Os mesmos foram bonificados com menção honrosa no International Conference of Nanoscience and Nanobiotechnology (ICONNANO), que ocorreu entre os dias 26 a 28 de maio. A conferência foi realizada de modo remoto para participantes e palestrantes de diferentes países.

A autora do trabalho congratulado, o apresentou com objetivo de abordar uma proposta terapêutica para o tratamento da Leucemia Mieloide Crônica (LMC), doença que acomete predominantemente idosos: “Nos últimos anos, diversos pesquisadores têm destacado a necessidade de atentarmos nossas pesquisas para que as pessoas idosas tenham uma melhor qualidade de vida no processo do envelhecimento”. Para Samantha, o incentivo torna-se válido visto que toda a população idosa nacional e estadual aumenta segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), junto da crescente expectativa de vida.

Ela acrescenta que em seu estudo houve o enfoque no desenvolvimento do nanossistema associado ao açaí, bem como: “sua caracterização físico-química, estudos in vitro do perfil de segurança (toxicidade) e avaliação in vitro da eficácia frente a linhagem K562 (linhagem celular que apresenta a translocação genética que desencadeia a leucemia mieloide crônica no paciente)”, pontua Samantha. Ela ainda destaca que é importante que essas propostas terapêuticas tenham adesão por parte do paciente ao tratamento.

A pesquisa tem a finalidade de seguir associando a Nanotecnologia a um composto de origem natural oriundo da Floresta Amazônica. A estudante optou por elucidar a proposta no tratamento da LMC no açaí, com foco na potencialização de tratamentos que minimizem os efeitos colaterais. A ideia da temática originou-se de seu antigo desejo de estudar o câncer: “Devido a minha formação básica em Biomedicina pela UFN, meu perfil investigativo na área só crescia, inclusive fui voluntária em iniciação científica e depois iniciação científica com bolsa PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica)”.

O projeto de Samantha faz parte do estudo de tese que está realizando em seu doutorado no Programa de PPG em Nanociências na UFN. A discente está sob orientação da professora Drª. Aline Ourique e coorientação do professor Dr. Alencar Kolinski. “Esta menção honrosa destaca a excelência, a qualidade e a inovação das pesquisas que realizamos aqui na UFN junto ao PPG em Nanociências. Este evento contou com mais de 300 participantes, e teve 15 trabalhos que receberam menção honrosa, dentre esses está o nosso”, destacou a professora Aline. Ela também frisa a magnitude do incentivo à ciência por parte do corpo docente, como tentativa e seguir o caminho profissional, ao buscar respostas para questões que a sociedade enfrenta: “Este reconhecimento recebido no evento revigora as nossas forças e a nossa certeza de que fazemos o nosso melhor”.

O ICONNANO é considerado um dos maiores congressos de nanotecnologia do país e contou com organização do grupo de Nanobiotecnologia da Universidade de Brasília (UnB). A apresentação e mediação foram transmitidas ao vivo, para participantes e palestrantes de diferentes países.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo
Imagem: Divulgação/ICONNANO