Estudante de Pós-Graduação da UFN ganha Bolsa de Doutorado Sanduíche na Europa Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/07/2021

A estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT) da Universidade Franciscana (UFN), Raquel Tamiosso, foi contemplada com uma Bolsa Doutorado Sanduíche na Universidade de Twente, na Holanda, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A doutoranda permanecerá, de setembro deste ano até fevereiro de 2022, no exterior a fim de complementar os estudos no tema de sua tese ‘Aprofundamento teórico e prático sobre a abordagem de ensino e pesquisa Design-based Research (DBR)’.

O projeto de pesquisa faz referência à busca pela compreensão em termos teóricos e práticos da abordagem de ensino e pesquisa da Pesquisa Baseada em Design (DBR). “Acreditamos que essa abordagem tem potencial para contribuir com ações promissoras no que tange a qualificação da educação no Brasil. O objetivo geral está em investigar a estruturação teórica e prática da DBR, tendo em vista seu alinhamento para a aplicação nos distintos planos educacionais, para o desenvolvimento profissional do professor e fomento de novas perspectivas de ensino e aprendizagem”, destaca Raquel.

Esta investigação baseia-se na busca pelas perspectivas específicas elaboradas para abordagem na Universidade de Twente: Aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos sobre a DBR; Análise das estratégias adotadas para o planejamento e aplicação da DBR em diferentes cenários educacionais; Compreensão dos impactos nos diferentes ambientes educacionais. “A ideia em estudar a DBR iniciou durante o meu curso de mestrado acadêmico no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana, ao cursar a disciplina de Abordagens Metodológicas I”, comentou Raquel, sobre a origem da ideia para sua tese.

Em meio a escolha da temática, a DBR aborda diferentes questões relevantes no cenário mundial. Além da busca pela contribuição de possíveis soluções para problemas encontrados em ambientes reais de aprendizagem, ela tem o compromisso de desenvolver soluções práticas e dados teóricos, junto às características alinhadas com o que se preconiza no século XXI: colaborativa, interativa, flexível, iterativa, intervencionista, pragmática, teoricamente orientada. Raquel acrescenta que a técnica visa auxiliar pesquisadores, educadores e profissionais do ensino a planejarem inovações curriculares, além de desenvolverem artefatos (guias para professores, sequências didáticas, softwares, programas, jogos educativos, entre outros) para o ensino e aprendizagem, com foco na formação profissional dos sujeitos envolvidos no processo.

A orientadora do projeto, professora Aline Pigatto ressalta a magnitude do contexto, referente ao estudo da doutoranda: “Nossa intenção é conhecer e compreender como a metodologia é pensada, planejada e aplicada em contextos reais de sala de aula na Holanda, analisar esses contextos e refletir sobre as possibilidades de utilizá-la, de modo efetivo aqui”. De acordo com ela, um dos pontos relevantes da DBR é que ela propõe a realização de uma pesquisa que privilegia os docentes, para que se tornem colaboradores no processo de pesquisa.

“A conquista de Raquel é consequência do seu empenho e dedicação enquanto estudante de pós-graduação e, também, do trabalho que vem sendo desenvolvido no PPGECIMAT e na instituição. Nossa intenção é que os saberes construídos pela Raquel na experiência fora do Brasil, sejam compartilhados com o grupo que, também, se dedica aos estudos da DBR e com todos os interessados nessa metodologia de pesquisa”, completou a professora Aline, que acompanha Raquel no desenvolvimento do estudo. Enquanto estiver na Universidade de Twente, a acadêmica seguirá seus estudos junto à docente Dra. Susan McKenney, considerada referência na realização de trabalhos e pesquisas com uso do método. Frente à oportunidade, a doutoranda frisa que acompanhar o exercício de profissionais locais, torna-se um potencial no alcance da compreensão dos conteúdos discorridos.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal