Estudante da UFN apresenta projeto em XXXVII Congresso do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/07/2023

Entre os dias 16 a 19 de julho, ocorreu o XXXVII Congresso do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), em Goiânia, Goiás. O evento que teve como temática principal ‘O SUS que falta no Brasil’, reuniu cerca 10 mil participantes. A Universidade Franciscana (UFN), esteve representada pelo estudante Leandro da Silva de Medeiros, que representou  o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil.

Na oportunidade, o aluno participou da Mostra Brasil – aqui tem SUS, sendo um dos 36 projetos selecionados, entre os 271 inscritos pelo estado do Rio Grande do Sul. Em âmbito de nacional, foram inscritas mais de 5.280 experiências, sendo escolhido 536 apresentações para serem apresentadas durante o congresso.

O trabalho intitulado ‘Qualificação da atenção pré-natal no município de Santa Maria/RS’, proporcionou ações educativas com profissionais da Atenção Primária à Saúde de Santa Maria. Momentos que possibilitaram a promoção de encontros de pré-natal coletivo, desenvolvimento de tecnologias educativas com os profissionais do município, dentre outras construções colaborativas. As atividades foram realizadas sob a orientação da Professora Dirce Stein Backes, coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil. O processo de construção deste projeto fortaleceu a rede de cooperação entre acadêmicos e os serviços, colaborando para qualificação da saúde materno infantil do município e região. Também contou com o apoio da egressa Bruna Dedavid da Rocha, atual coordenadora da Política de Saúde da Mulher e do coordenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPeS).

Leandro Medeiros ressalta que o evento oportunizou a divulgação do que vem sendo realizado na UFN: “Foi uma alegria imensa poder apresentar as nossas ações e resultados de pesquisas para o SUS, para quase dois mil gestores e mais oito mil profissionais da saúde de todo Brasil”. Durante o evento, o estudante assistiu a palestra da Ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, e da representante e diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross, sobre integralidade no SUS.

Para a Professora Dirce Stein Backes, ter o trabalho selecionado para a Mostra Nacional representa uma conquista para o Programa em Saúde Materno Infantil, para a Universidade Franciscana e para o município de Santa Maria. “Esse processo demonstra que estamos no caminho certo e que podemos avançar ainda mais. A Saúde Materno Infantil é uma área sensível e promissora. Podemos ser protagonistas de novos processos e avanços colegiados”, destaca a coordenadora.

Em outubro, Leandro Medeiros, representa mais uma vez a UFN na ‘Mostra teu SUS, Rio Grande do Sul’. O trabalho ficou entre 20 melhores pontuados, dos 36 trabalhos da Mostra Nacional. Sendo classificado também para a Mostra Estadual, que deve ocorrer nos dias 31 de outubro e 01 de novembro na cidade de Bento Gonçalves/RS. A apresentação ocorrerá durante o 33° Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS).

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil