Estatuto da Criança e do Adolescente é tema de encontro do curso de Enfermagem Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/01/2021

Acadêmicos do 6º semestre e professores do curso de Enfermagem da Universidade Franciscana (UFN), realizaram na quarta-feira, dia 9 de dezembro, uma roda de conversa virtual sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A organização do seminário foi realizada com o auxílio da plataforma Even e teve como propósito, debater sobre as conquistas e fragilidades na efetivação do documento na prática.

As professoras encarregadas da elaboração da proposta foram as docentes Rosiane Rangel e Regina Costenaro, e igualmente, por docentes da disciplina de Atenção Integral à Saúde do Recém-Nascido, da Criança e do Adolescente. A realização do encontro obteve um longo alcance de público-alvo, sendo esses acadêmicos e profissionais da área da saúde.

Dentre os convidados, estiveram o presidente do conselho tutelar de Alegrete, Emir Lemes de Almeida, e a agente comunitária de saúde da cidade de Santa Maria, Maria Claudete Ribeiro Xavier. Ambos deram depoimentos sobre suas vivências nos serviços de saúde, bem como elencaram desafios do cotidiano. A conversa ocorreu de forma dinâmica, por meio de uma troca de experiências, voltadas à importância do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e a parceria com a universidade, como potencializadores das ações de sucesso, no que tange a saúde das crianças e adolescentes.

Ao longo do encontro, foram englobados temas de violência sexual, moral e física, entrelaçadas nas políticas públicas de saúde e ao ECA. Ao final da conferência, foi possível esclarecer dúvidas sobre a atuação dos profissionais de acordo com o estatuto.

A professora Rosiane destacou que “momentos como esses são significativos na formação acadêmica, pois ampliam a visão do estudante para além dos muros da universidade, bem como despertam reflexões acerca da promoção de saúde e do cuidado ao ser humano na sua singularidade”. Segundo ela, a discussão com profissionais que estão diretamente inseridos no atendimento à saúde das crianças e adolescentes, possibilita o desenvolvimento de estratégias em conjunto visando a efetivação das políticas públicas.

Por outro lado, a acadêmica do curso de enfermagem e bolsista de pesquisa, Carolina Londero, reforçou a necessidade de efetivação e fortalecimento das políticas públicas de saúde.

“O objetivo é que possamos, como futuros profissionais, usar estas como norteadoras do serviço. O Sistema Único de Saúde (SUS) em seus programas e portarias, assegura um cuidado integral, universal e resolutivo, o espaço aberto pelas professoras da disciplina, tornou possível aprimorar a discussão da temática”, pontuou.

O ECA completou 30 anos em 2020. Contudo, ainda há um percentual de pessoas que desconhecem o que está previsto nas leis.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário Jornalismo UFN
Imagens: reprodução