Estagiários de Fisioterapia realizam atendimentos e orientações via internet Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/06/2020

Diante das adversidades do cenário atual da pandemia do Novo Coronavírus, e com a suspensão dos atendimentos de forma presencial, os estagiários do 9º semestre do curso de Fisioterapia da UFN, sob supervisão dos professores, buscaram estratégias para reinventarem-se e darem suporte aos pacientes com disfunções neurológicas e traumato-ortopédicas, que tanto necessitam deste trabalho, mesmo com a distância.

A estratégia encontrada foi de interagir com o paciente ou seu familiar por meio de aplicativos digitais. Os alunos desenvolveram materiais ilustrados do tipo folders, vídeos gravados e fotos com orientações para seus pacientes, pensando em suas principais necessidades, com o intuito de mantê-los ativos durante a quarentena. Os exercícios eram seguros, promoviam a integração da família e foram planejados para o local (casa do paciente) de forma individualizada.

Através de uma videoconferência entre os professores supervisores, Nathaly Marin Hernandez, Larissa Gasparini da Rocha, João Rafael Sauzem Machado, Nadiesca Taisa Filippin, Juliana Saibt Martins, Sheila Spohr Nedel, Jeronimo Costa Branco, Lilian Oliveira de Oliveira e Luciana Cezimbra Weis, e os alunos, o material foi apresentado e aprovado para ser enviado a cada um dos pacientes, juntamente com orientações, palavras de carinho, atenção e muita motivação.

“Confeccionar um folder de exercícios para os pacientes nesse período de pandemia foi uma experiência muito boa para nós estagiários e também para os pacientes que estão atualmente sem a fisioterapia. Manter o vínculo é muito importante e poder dar continuidade com o tratamento mesmo que à distância faz muita diferença!”, finalizou a estudante Julia Martins.