Estabelecimentos de Santa Maria recebem Selo de Qualidade Sanitária Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/11/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom
Imagem: Mark Braunstein / Fotógrafo Assecom

O curso de Nutrição da UFN, em parceria com o curso da UFSM e Prefeitura de Santa Maria, realizou a entrega dos Selos de Qualidade Sanitária para 45 estabelecimentos de alimentação da cidade. A cerimônia ocorreu no Salão de Atos da Universidade Franciscana na terça-feira, dia 11 de novembro.

Os estabelecimentos participantes do processo de Categorização dos Serviços de Alimentação de Santa Maria receberam selos A, B ou C, com base nos critérios que analisam os aspectos higiênicos-sanitários de maior gravidade para a saúde do consumidor.

A Reitora da Universidade Franciscana, Profa. Iraní Rupolo, elogiou a iniciativa afirmando que não somente os restaurantes mereciam a premiação, como também os alunos e professores que fizeram parte do projeto.

“Essa cerimônia expressa a confiança dos estabelecimentos no trabalho realizado pelas Universidades e Prefeitura, visto que é uma forma de possibilitar que os consumidores tenham uma boa experiência no local, sabendo que ele possui um padrão de qualidade, com alimentos de qualidade”, ressaltou a Reitora.

Os 45 restaurantes participantes da Categorização representam cerca de 1% dos estabelecimentos que existem em toda Santa Maria, e de acordo com a coordenadora do projeto, professora Ana Lúcia Saccol, esta participação consegue beneficiar a população a procurar a qualidade nos alimentos.

Ainda, segundo Ana Lúcia, o processo de Categorização teve início em Santa Maria no ano de 2018, inspirada na boa experiência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, durante a Copa do Mundo de 2014. Posteriormente, a ideia é que o pioneirismo de Santa Maria possa servir de modelo para outras cidades.

“É uma satisfação muito grande ter participado do projeto. Expandimos a pesquisa e extensão, os alunos de graduação e mestrado realizaram uma grande troca de experiências com os profissionais dos estabelecimentos”, ressaltou a docente.

Ao todo, a participação dos acadêmicos rendeu 6 trabalhos finais de graduação, 2 projetos de mestrado na área de Ciência da Saúde da Vida e 3 projetos de iniciativa científica.

Estiveram presentes na cerimônia representantes da Prefeitura Municipal de Santa Maria, da Universidade Franciscana (UFN), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (Ahturr).

Confira os premiados:

SELO DE QUALIDADE CATEGORIA A
- Cantina Dorense
- Ana Amelia Eventos, Cantina e Gastronomia (Restaurante do Fórum)
- Las Leñas Steak House Restaurante e Parrilla
- Maccherone