Espaço Ciência: 4ª Mostra de Ciências e Matemática reuniu 40 trabalhos na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/10/2022

O Espaço Ciência: 4ª Mostra de Ciências e Matemática, organizada pelo Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Matemática (PPGECIMAT) da Universidade Franciscana (UFN), em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ocorreu na tarde da quinta-feira (06). A edição do Espaço Ciência, realizada no Hall do Prédio 15 - Conjunto III, abordou como eixo temático principal ‘Ciência no Desenvolvimento Sustentável’.

A atividade teve o objetivo contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, dos docentes e estudantes da Educação Básica, além de buscar despertar a curiosidade e a vocação científica, a partir da percepção social do papel da ciência para o desenvolvimento humano e sustentável. A novidade do ano de 2022 foi a inserção da categoria da Educação Infantil que trouxe novas visões sobre a sustentabilidade. “Todos os trabalhos aqui apresentados estão de acordo com a temática, então eles se preocuparam em olhar para este tema tão importante que garante nosso presente e nosso futuro. Ver os alunos envolvidos com a Mostra é que o futuro traz esperança”, destaca a Coordenadora PPGECIMAT, Thais Scotti do Canto-Dorow.

Estavam expostos 40 trabalhos, totalizando 15 escolas dos municípios de Santa Maria, Santiago, São Pedro e São João do Polêsine. O professor Michel Lopes, da Escola URI de Santiago e egresso do PPGCIMAT, estave acompanhando seus alunos e destaca a importância desses espaços de interação: “Para mim é gratificante estar na 4ª Mostra de Ciências e Matemática, retornar à Universidade e além ver a quantidade de trabalhos e apresentações. É muito importante para nossa profissão e nos motiva a cada dia mais trabalhar e ver o brilho nos olhos dos alunos quando eles estão apresentando”.

Os estudantes organizaram os trabalhos a partir de painéis contendo a explicação sobre a temática abordada e expondo o resultado para os espectadores. “É a primeira mostra que eu participo e foi um longo trabalho desde as primeiras pesquisas até a execução do trabalho. Estou achando muito legal e estava ansioso para olhar os outros projetos”, destaca o acadêmico Ícaro Nunes, do 2º ano do Colégio Estadual Manoel Ribas.

Texto e Fotos: Gabriela de flores Neto / Estagiária de Jornalismo