Escola de Sant’Ana do Livramento recebeu atendimentos das Ligas Acadêmicas de Odontologia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/11/2022

No dia 12 de novembro (sábado), as turmas do curso de Odontologia da Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN) realizaram uma viagem técnica até a cidade de Sant’Ana do Livramento para atividades voluntárias de educação em saúde bucal na Escola Estadual Gal. José Antônio Flores da Cunha. A ação ocorreu em conjunto com as ligas integrantes do curso: Liga Acadêmica de Saúde Coletiva e Epidemiologia em Odontologia (LASCEO), a Liga Acadêmica de Odontopediatria (LAOP), a Liga Acadêmica de Periodontia (LAPER), a Liga Acadêmica de Dentística (LADEN) e a Liga Acadêmica de Cirurgia Bucomaxilofacial e Estomatologia (LACBE),

Acompanhados da coordenadora, professora Patrícia Pasquali Dotto, e da professora Lenise Menezes Seerig, os membros das Ligas e acadêmicos voluntários permaneceram na escola durante os turnos da manhã e tarde com a presença de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, além da participação de pais ou responsáveis e de funcionários. Foram ministradas palestras e rodas de conversa abrangendo temas retratados à higiene bucal e saúde geral, como manuseio de escovas de dente, informações sobre as pastas de dente e o uso correto de fio dental. Além de explicações sobre a doença cárie e sua prevenção, consumo de alimentos e bebidas ácidas, esclarecimento sobre o dente siso, uso de piercings bucais, aparelho ortodôntico e consumo de tabaco.

A professora Patrícia Dotto considera que diante do intuito de ampliar as oportunidades de aprendizagem, pesquisa e trabalho, viabilizando a identificação de novos desafios da área o curso de Odontologia consta com as Ligas Acadêmicas que tem como finalidade orientar e auxiliar os universitários do em sua formação acadêmica: “Foi uma oportunidade de promover continuamente a interação entre o ensino e ações extensionistas, direcionando para a prevenção e diagnóstico da comunidade, e futuramente realizar tratamentos especializados. Esse enfoque entrelaça o campo do saber e aspectos humanísticos da saúde, resultando na humanização dos estudantes, proporcionando a motivação para trabalho em programas de promoção da saúde”.

Crianças, adolescentes e adultos tiveram orientações de higiene bucal personalizada e receberam kits contendo escova, pasta e fio dental. Os estudantes do curso de Odontologia elaboraram atividades recreativas para as crianças como auxílio de manequins odontológicos, músicas e violão, oficina de balões e jogo de perguntas e respostas. Também foi realizado um levantamento epidemiológico acerca da prevalência de cáries em primeiros molares permanentes.

De acordo com a acadêmica membro da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva e Epidemiologia em Odontologia (LASCEO), Maitê Machado Mota, a ação foi um exercício da empatia entre os alunos, os profissionais e a comunidade: “Trata-se de toda a nossa trajetória e capacitação como alunos e futuros profissionais da área da saúde por parte de uma Universidade que busca, com uma equipe de professores excelente, ensinar sobre o cuidado além da prestação de serviços de saúde, então somamos as informações ensinadas a nós desde o 1º semestre e tentamos, da melhor forma possível, não somente atender, como também dar o primeiro passo em uma relação de confiança que precisa ser construída”.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Divulgação/Odontologia UFN