Engenharia de Materiais promove bate-papo com integrantes do Grupo Gerdau/RS Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/09/2020

Na terça-feira, 22 de setembro, o curso de Engenharia de Materiais irá realizar um bate-papo online, sobre a “Indústria 4.0 e desenvolvimento da qualidade em siderurgia”.

A atividade terá início das 19h e é aberta à todos que tiverem interesse no tema, especialmente os estudantes dos cursos de Engenharia da UFN.

Discorrerão sobre o tema três especialistas na área para relatarem e suprirem as dúvidas dos alunos. Os palestrantes são integrantes do grupo Gerdau/RS, sendo eles: o gerente de laminação, Andrei Locatelli, o assessor técnico, Mateus Daroit, e o coordenador de produção, Pedro Gazola.

O Professor do Curso de Engenharia de Materiais, Me. Diogo K. Topolski, relata que o desenvolvimento de qualidade (DQ) consiste na contínua melhoria da empresa englobando, não apenas os processos e produtos, mas também, os métodos de gestão e as relações no trabalho visando transformações positivas no ambiente da indústria. “Isto tem um forte impacto na competitividade e lucratividade das empresas, apesar de seus reflexos serem mais perceptíveis a longo prazo”, explica.

O DQ desenvolve um conjunto de estratégias e planos de ação que visam acompanhar o desenvolvimento de organização, de forma contínua e progressiva. A avaliação contínua de qualidade é um fator estratégico fundamental para a organização, pois dá plena aceitação pelo mercado de seus produtos e serviços depende da sua própria sobrevivência.

Já a indústria 4.0 – considerada como “quarta revolução industrial”, se refere a utilização das mais modernas tecnologias na produção industrial. O termo engloba:
• Tecnologias para automação e troca de dados, utilizando conceitos de sistemas ciber-físicos;
• Internet das coisas;
• Computação em nuvem;
• Big data;
• Inteligência artificial para obtenção;
• Processamento em tempo real de dados relevantes ao processo produtivo.

“Assim é possível obter o melhor acompanhamento dos processos produtivos, facilitando a implementação da melhoria contínua. Isto possibilita um patamar mais avançado de automação do que é hoje utilizado”, conclui o docente.


Desse modo, as máquinas não apenas cumprem funções pré-programadas, mas também são capazes de participar do processo decisório da tomada de ações corretivas durante a produção maximizando a qualidade do produto final. 

Os engenheiros convidados irão apresentar um case de DQ ligado ao processo de laminação de barras de aço e discutirão conceitos e implementação da Indústria 4.0 na usina siderúrgica. 

Para participar, é necessário fazer a inscrição pelo e-mail: diogo.topolski@ufn.edu.br. A atividade é gratuita. 


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação