Engenharia Biomédica realiza live sobre desenvolvimento tecnológico na saúde Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
09/12/2020

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário Jornalismo UFN

Uma conferência proposta pelos professores e alunos do curso de Engenharia Biomédica, da Universidade Franciscana (UFN), está programada para esta quarta-feira, 09 de dezembro, das 18h30 às 20h. Ela ocorrerá em formato de live na plataforma Microsoft Teams, e contará com a participação do professor de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do ABC (UFABC), Dr. Olavo Luppi, que trará consigo, o tema “Tomografia por Impedância elétrica - desafios no desenvolvimento de novas tecnologias na área da saúde”.

No evento, serão discutidas práticas no desenvolvimento de tecnologias para a área da saúde. O objetivo é abordar tópicos sobre ‘desenvolvimento de tecnologias da saúde', ‘sistemas de diagnóstico por imagem’ e ‘pesquisas de ponta realizadas dentro do Brasil’. O convidado, professor Olavo, desenvolveu diferentes tecnologias direcionadas à saúde e esteve presente no desenvolvimento de um sistema de ressonância por impedância, o qual habilita a utilização destes recursos tecnológicos em pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Centro de Terapia Intensiva (CTI).

Contudo, o professor do curso de Engenharia Biomédica da UFN, Luiz Rodrigues Jr, destaca a dimensão do assunto e a valorização do mesmo, em específico neste ano, quando engenheiros biomédicos juntamente com outros profissionais da saúde, necessitaram reinventar-se diante de tratamentos com centenas de pacientes. “É uma oportunidade extremamente importante para mostrar os pontos do desenvolvimento de uma tecnologia para a saúde. É de grande valia trabalhar e aprender novas formas de contribuição da Engenharia Biomédica para a evolução e qualidade da saúde no Brasil”, salientou.

O evento é aberto ao público, mas com direcionamento em específico a professores e profissionais da área tecnológica e da saúde. Para participar, os(as) interessados (as) deverão encaminhar uma solicitação para paulo.evald@ufn.edu.br, com a utilização do e-mail institucional.