Engenharia Biomédica promove seminário on-line sobre Inovação de Gênero Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
09/03/2021

O curso de Engenharia Biomédica da Universidade Franciscana (UFN), programou para esta quarta-feira, dia 10 de março, às 20h30, o seminário on-line “Uma Conversa sobre Inovação de Gênero”. Nele, pretende-se discutir com os estudantes, questões voltadas as distinções entre sexo e gênero, e suas relações com pesquisas e estudos científicos. O encontro será realizado de modo remoto, na plataforma Google Meet.

A programação estará dividida em dois momentos de discussão. Um deles, mediado pela professora do curso de Engenharia Biomédica da UFN, Dra. Maria Isabel Orselli, com a pauta, “Inovação de Gênero, Por Quê?”. Em outro instante, haverá a conversa sobre o tema, “Projetando tecnologia para Acessibilidade de Gênero”, com a professora Dra. Maria Elizete Kunkel, da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

De acordo com Maria Isabel, há a necessidade de haver tratativas sobre o tema, em razão de que os estereótipos populares sobre termos como “sexo” e “gênero” influenciam em escolhas, pensamentos e tomadas de decisão em âmbito de pesquisa. “É um tema abordado na filosofia e sociologia da ciência. Logo, uma discussão objetiva é necessária, para que questões explicativas sobre estas definições, sejam abordadas”, comentou.

Em sua fala, a professora buscará falar do referido assunto, com objetivo de elucidar suas especificidades. Ela destaca que por se tratar de questões de debate científico, é importante exemplificar aos alunos informações sobre estas variáveis: "Esclarecimentos assim, auxiliam na obtenção de melhores resultados, para que contemplem a população como um todo, a fim de ajudar no desenvolvimento de novas ideias de pesquisa”.

Por outro lado, a pauta a ser discutida pela professora Maria Elizete, busca relacionar dados sobre a formação de tecnologia assistiva na perspectiva de inovação de gênero. Questão que, do mesmo modo, relaciona-se às pesquisas científicas, junto da sistematização de checagem de novos estudos da área.

Embora esteja direcionada aos acadêmicos de Engenharia Biomédica, a palestra é aberta aos demais acadêmicos dos outros cursos da universidade. Aos que se interessarem em participar da reunião, um e-mail deve ser enviado para isabel.veras@ufn.edu.br , com a solicitação de ingresso à sala no Google Meet.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário Jornalismo UFN