Engenharia Biomédica desenvolve sistemas que auxiliam Unidades de Saúde Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/06/2020

Texto: Emanuely Guterres /Estagiária Jornalismo UFN
Imagens: divulgação / Engenharia Biomédica UFN

Com a demanda das aulas em meios online, o curso de Engenharia Biomédica da Universidade Franciscana, trabalhando sobre uma nova situação, vem se empenhando para que os alunos se mantenham motivados. O curso propõe novas atividades, procurando diversificar o modo de ensino e proporcionar um ambiente de aprendizado mais dinâmico.

O professor Paulo Evald explica que, com o tempo, o curso se adaptou à abordagem digital, buscando novos meios de desenvolver as atividades de ensino e avaliação, para que os estudantes mantenham um aprendizado contínuo. Trabalho no qual o professor relata que requer bastante dedicação, o que para ele, no âmbito da educação é válido o esforço.

A partir disso, o grupo de professores e alunos do curso vem desenvolvendo ferramentas que possam auxiliar unidades de saúde e profissionais da área na prevenção ao Coronavírus. Conheça alguns projetos desenvolvidos pelo curso:

Esterilização de Máscaras

A proposta partiu de uma demanda do Hospital Casa de Saúde (HCS) e foi baseado no sistema desenvolvido pela equipe de Radiologia do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). O objetivo era construir um sistema que será destinado ao HCS, para esterilizar as máscaras dos funcionários.

O sistema utiliza lâmpadas ultravioletas, que são acionadas e controladas por um micro controlador de baixo custo: arduíno. Além dos professores Paulo Evald e Luiz Fernando Rodrigues Junior, da Universidade Franciscana, e o graduando de Engenharia Biomédica da UFN, Pedro Wurzel, há mais dois colaboradores no projeto: o professor Rodrigo Varella Tambara, da Universidade Federal de Santa Maria, e o estudante Marcos Flores Martinez, do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

Até o mês de maio o grupo trabalhava finalização do projeto de controle para desligamento automático das lâmpadas, depois que a esterilização fosse feita. Em breve o sistema de fato será construído e repassado à unidade de saúde.

Maçanetas Handsfree

Outro projeto desenvolvido pelo curso de Engenharia Biomédica foi a criação de um sistema para abrir portas sem que as pessoas encostem a mão nas maçanetas.

De acordo com o docente do curso, professor Luiz Fernando Rodrigues Junior, o sistema/ferramenta é desenvolvido em uma impressora 3D, que depois de impressos são instalados em maçanetas com o intuito de eliminar o contato de mãos, tendo como alternativa o uso do antebraço para realizar a ação.

O aparelho já é utilizado em oito hospitais públicos e privados de Santa Maria. Um sistema que foi desenvolvido pela Frente de Desenvolvimento Tecnológico a Saúde (FDTECS), sendo este um grupo formado por professores e estudantes da Universidade Franciscana, Universidade Federal de Santa Maria e Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, além da colaboração de empresários e profissionais da saúde da cidade.

Esterilização de Máscaras

Maçanetas Handsfree