Engenharia Ambiental visita instalações da Usina de Microgeração Solar Fotovoltaica Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/09/2019

Acadêmicos do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Franciscana realizaram uma visita técnica nas instalações da Usina de Microgeração Solar Fotovoltaica localizada no campus da Universidade Federal de Santa Maria. A atividade faz parte do plano de ensino da disciplina de Energias Alternativas, ministrada pela professora Juliana Ferreira Soares.

A visita técnica ocorreu no dia 22 de agosto, e contou com a participação do professor Galileo Adeli Buriol. Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Noeli Júlia Schüssler de Vasconcellos, o objetivo da realização de atividades fora do ambiente institucional é integrar, sempre que possível, alunos, professores e profissionais das engenharias.

Durante a disciplina de Energias Alternativas, lotada no 8º semestre do curso, os acadêmicos aprendem sobre as diversas fontes de energia, como a solar, de biomassa, hidrelétrica, geotérmica, eólica, entre outras. Para vivenciar na prática como acontecem os processos de conversão, os alunos realizam visitas nas instalações mais próximas.

“Eu sempre converso com os alunos que a energia solar é a que vem primeiro, pois de todas as fontes que existem, a maior parte vem do sol. Da energia solar gerada a partir da incidência de luz do sol nos painéis, é gerada a energia térmica e a fotovoltaica. Aproveitando que nós temos uma Usina que trabalha com a energia fotovoltaica bem próxima a nós, organizamos esse momento de trocas entre alunos e profissionais”, explica a professora Juliana Soares.

Na ocasião, os profissionais que lá trabalham explicaram detalhes sobre o procedimento de instalação de painéis solares nas residências para a captação da energia solar junto à RGE, bem como oportunizaram aos alunos o contato com uma célula fotovoltaica. De acordo com a professora Juliana, a visita serviu para entender os processos de conversão de energia e ter contato com equipamentos como as placas solares.

A Usina de Microgeração Solar Fotovoltaica localizada no campus da UFSM foi inaugurada no dia 6 de novembro de 2018, com potência de 100 kW. A usina é uma das ações do Projeto de Eficiência Energética da UFSM, viabilizada pela RGE Sul e CPFL Energia, a partir do Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A visita foi conduzida pela mestranda Valesca Bettim Feltrin, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFSM.

Ainda para este semestre, estão programadas visitas técnicas para a Usina Termoelétrica de São Sepé, que é movida à biomassa retirada a partir da casca de arroz. Também está prevista a visita à uma usina de produção de combustíveis, em Canoas.