Engenharia Ambiental e Sanitária participa da 8º Conferência Municipal do Meio Ambiente Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/11/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom
Imagem: divulgação / Eng. Amb. e Sanitária UFN

Na última terça-feira, dia 5 de novembro, a Coordenadora da Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Franciscana, professora Noeli Julia Schüssler de Vasconcellos, e acadêmicos do curso participaram da 8º Conferência Municipal do Meio Ambiente. Atividade foi norteada pelo tema “Transformando Nosso Mundo: Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em Santa Maria”.

Os representantes da Universidade Franciscana, junto de outros profissionais da área como a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), debateram soluções para a melhoria do saneamento básico e da sustentabilidade para a população de Santa Maria. O grupo elaborou diretrizes com foco nos eixos temáticos “Água Potável e Saneamento” e "Vida na Água”, que deverão ser implementadas em nível municipal até 2030. A partir disso, foi discutido sobre Energia Acessível e Limpa, Ação Contra Mudança Global do Clima, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Consumo e Produção Responsável,  Fome Zero e Agricultura Sustentável e Vida Terrestre. 

“Os problemas de Santa Maria, como acesso a água potável, tratamento de resíduos, metas de tratamento de esgotos e entre outros, são debatidos no evento. A participação dos estudantes da UFN, de pensarem e debaterem com diferentes profissionais da área é muito importante para o crescimento profissional”, explicou Noeli Julia.

A Conferência teve como base as metas nacionais para o desenvolvimento sustentável. Além disso, o evento contou com a presença da doutora em Desenvolvimento Rural Suzimary Specht, que tem atuação em ensino, pesquisa e extensão na área das Ciências Ambientais. O evento complementa o 2º Espaço Educar e Empreender, por também contar com projetos de sustentabilidade, promovendo maior engajamento por parte da população. 


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação