Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Química realizam visitas técnicas em empresas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/11/2019

Os Cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Química da Universidade Franciscana realizaram no dia 28 de outubro, uma visita técnica a Usina Termoelétrica São Sepé (São Sepé-RS) e na Estação de Tratamento de Água (ETA) da São Gabriel Saneamento (São Gabriel-RS).

A viagem de estudos ocorreu nas disciplinas de Energias Alternativas e de Sistemas de Abastecimento e de Tratamento de Água, ministradas pelos professores Juliana Ferreira Soares e Galileo Adeli Buriol, com o objetivo de aproximar os alunos da engenharia à prática da profissão, fazendo com que eles conheçam o papel dos engenheiros nestes empreendimentos, e promovendo, ainda, a integração dos alunos, professores e profissionais da área.

Na termoelétrica os alunos entenderam melhor o processo de gerar energia, a partir da combustão da biomassa (casca de arroz), desde a chegada da matéria-prima até a destinação dos resíduos e tratamento dos efluentes gerados no processo.

Já na estação de tratamento de água, foi possível conhecer todo processo de tratamento da água que é destinada à população de São Gabriel. A ETA utiliza tecnologias diferentes das empregadas pela Corsan na ETA de Santa Maria (empresa visitada pelos alunos anteriormente). Nesta visita, os alunos puderam visualizar melhor os equipamentos estudados e dimensionados em aula.

Em ambos empreendimentos, os integrantes da UFN foram recebidos por Engenheiros Ambientais e Sanitaristas. Inclusive, na ETA de São Gabriel atuam dois egressos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFN.

Entre os professores participantes da atividade estavam Juliana Ferreira Soares, que organizou a viagem, Juliane dos Santos Pinto, Galileo Adeli Buriol, Gislaine Mocelin Auzani e André Luis Domingues.