Engenharia Ambiental e Sanitária desenvolve ações sustentáveis junto à UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
08/06/2021

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Franciscana (UFN) promove, junto à instituição, ações sustentáveis a fim de propagar as boas práticas ambientais. Semestralmente, a graduação realiza atividades deste âmbito com incentivo à formalização de práticas que visem cuidados com o meio ambiente. Todas elas corroboram com uma alusão ao Mês do Meio Ambiente, que é celebrado junho.

Como prática enraizada no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, o desenvolvimento destes padrões tem o objetivo de elaborar projetos ligados à reutilização de resíduos orgânicos, seguido da separação de compostos nas quatro categorias de descarte. Além dela, a orientação de todos os colaboradores institucionais é considerada outra estratégia sustentável em razão do cuidado com o desligamento das luzes de todos os ambientes institucionais após o término das atividades. O incentivo à substituição de copos descartáveis por copos e xícaras permanentes, também é outra proposta ligada aos colaboradores da UFN.

A UFN também costuma reaproveitar ao máximo móveis, equipamentos e outros materiais vinculados em práticas e projetos, como estratégia para gerar menos resíduos e evitar desperdícios. “Pretende-se criar uma cultura de sustentabilidade, por meio da educação, tanto da comunidade acadêmica, como da sociedade em geral. Temos um longo caminho até criarmos a cultura do consumo sustentável, para um novo estilo de vida”, destacou Noeli Schüssler, professora e coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Já para o descarte de resíduos eletrônicos, a UFN mantém uma parceria com a empresa Químea Soluções Ambientais que auxilia na coleta destes equipamentos.

A universidade também participa de diversos planejamentos sustentáveis. Em outras Semanas do Meio Ambiente, por meio do curso, foram realizadas as distribuições de sementes e mudas de plantas, visando a melhoria das condições ambientais em escolas do município, assim como em mutirões propostos em parceria com a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR).

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo
Foto: Divulgação/UFN