Enfermagem participa de construção de livro comemorativo aos 70 anos da ABEn-RS Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/01/2021

O Curso de Enfermagem da Universidade Franciscana foi convidado pela Associação Brasileira de Enfermagem - RS a contribuir na construção do livro “Sobre ensinar em Enfermagem: metodologias, relatos e reflexões”, organizado pela ABEn-RS. O projeto é em comemoração aos 70 anos da ABEn-RS.

Segundo a coordenadora do Curso de Enfermagem da UFN, profa. Carla Lizandra de Lima Ferreira, a proposta veio por meio da diretoria 2019-2020 da ABEn e visou em compartilhar as diferentes metodologias inovadoras e ativas de ensino-aprendizagem, assim como as experiências no desenvolvimento de distintas e disruptivas formas de ensinar e aprender. “O Curso de Enfermagem da UFN se sente honrado em participar de um projeto com diversas instituições dos estados, podendo dar visibilidade às atividades e ideias realizadas na instituição”, afirma a coordenadora.

Atendendo ao convite, o corpo docente do curso da UFN desenvolveu três artigos com o intuito de partilhar algumas experiências inovadoras e de ensino empregadas no curso, evidenciando as experiências exitosas, as quais compõem o livro temático em formato digital.

O capítulo intitulado “Construção e validação de conceitos de enfermagem na perspectiva do empreendedorismo social na formação do enfermeiro”, objetivou apresentar a experiência de um grupo de pesquisa na construção e validação de conceitos de enfermagem na perspectiva do empreendedorismo social na formação do enfermeiro. O capítulo foi elaborado pelos professores Dirce Stein Backes, Naiana Oliveira dos Santos, Carla Lizandra de Lima Ferreira, Claudia Zamberlan, Juliana Silveira Colomé e Martha Helena Teixeira de Souza.

O segundo capítulo produzido foi “Curricularização da extensão no curso de Enfermagem da Universidade Franciscana: possibilidades associativas e integrativas”. A profa. Juliana Colomé explica que a proposta extensionista do curso, conforme foi apresentada no capítulo, se fundamenta nos referenciais teóricos do pensamento sistêmico e do empreendedorismo social, além do referencial metodológico da Espiral Construtivista.

“As disciplinas extensionistas foram organizadas em subprojetos, integrando projetos integradores ampliados. As metodologias ativas são utilizadas na dinâmica das disciplinas, de modo que os estudantes se tornem protagonistas do processo de articulação entre a comunidade e a universidade”, enfatiza Juliana. Além de Juliana, participaram na construção do capítulo os professores Carla Lizandra de Lima Ferreira, Claudia Zamberlan, Dirce Stein Backes e Silomar Ilha.

O último capítulo enviado pelo curso da UFN falou sobre “Diagnóstico situacional como possibilidade de intervenção no território: experiência de ensino em disciplina extensionista”, que descreve a experiência de uma atividade de ensino-aprendizagem em uma disciplina extensionista, baseada no diagnóstico situacional. Ainda, ele trata sobre a importância do desenvolvimento de ações, visando a territorialização, para que as ações desenvolvidas tenham impactos positivos na comunidade. O artigo foi desenvolvido pelos professores que atuam na saúde coletiva, Keity Soccol, Naiana Oliveira dos Santos, Juliana Silveira Colomé e Mara Regina Caino Teixeira Marchiori.

O lançamento do livro aconteceu no dia 5 de janeiro de 2021, em um evento online, que reuniu alguns componentes que fizeram parte da construção dos capítulos para o compartilhamento dos temas e seus respectivos processos de desenvolvimento.

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo
Imagens: divulgação / Enfermagem UFN