“Enfermagem nas nuvens” traz aos acadêmicos oportunidade de intercâmbios Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
05/10/2020

O Curso de Enfermagem promoveu a atividade “Enfermagem nas Nuvens”, evento destinado ao intercâmbio de acadêmicos do curso, tendo por objetivo apresentar aos acadêmicos do curso as oportunidades oferecidas durante a graduação, de realizar parte dos estudos fora do país. O encontro aconteceu de maneira online pela Plataforma Teams e podia ser acessado por todos.

O primeiro evento que abrangeu o convite a todos os estudantes, “Enfermagem nas Nuvens”, foi uma estratégia de trazer estudantes que já realizaram intercâmbio, de apresentarem suas experiências. Os acadêmicos podem realizar seu intercâmbio em qualquer semestre do curso, mas estimula-se que a atividade seja feita no 9º semestre, considerando o plano acadêmico do curso.

Além da oportunidade de aprimorar uma segunda língua, o aluno vivencia a cultura do país e ainda, interage com grupos de pesquisa e alunos intercambistas de outros países. Conhecer diferentes lugares, experimentar sua autonomia longe de casa, criar nova rotina, também são características do intercâmbio.

A Enfermagem tem um projeto de internacionalização, desde o ano de 2014, ampliado com a inserção do 9º semestre, específico para a vivência nacional ou internacional do aluno. O curso já enviou cerca de 80 alunos para diferentes continentes e recebeu, em média, 70 alunos da graduação e mestrado, provenientes, em sua maioria, de Universidades Alemãs.

“Falamos desde o primeiro semestre, preparamos docentes, jornadas internacionais para nos aproximar, estamos a bastante tempo trabalhando com vínculos mais próximos para alimentar o intercâmbio no curso”, comenta a Profa. Carla Lizandra de Lima Ferreira, Coordenadora do Curso. A instituição tem realizado uma trajetória para conquistar mais convênios a fim de efetivar o intercâmbio.

A professora e coordenadora do Mestrado em Saúde Materno Infantil, Dirce Backes, comenta que por duas vezes realizou o processo de intercâmbio na Alemanha, e por conta disso, está sempre apoiando seus alunos nessa jornada. “Depois de uma vivência fora do seu país, a pessoa passa a valorizar e reconhecer, de forma mais intensa, as oportunidades e potencialidades do seu próprio país. Me refiro, especialmente ao nosso SUS, que é exemplo para o mundo. A imersão cultural em outro país é indescritível”, comenta a docente.

Intercâmbio adianta temporariamente

Duas acadêmicas sonham com a realização de seus intercâmbios que foram adiados em virtude da pandemia do Covid-19.  A estudante Emilly Barcelos Petter, do 4º semestre, sonha desde pequena em viajar para o exterior e, somente agora, durante a graduação viu oportunidades de realizar. A aluna se inscreveu no Intercâmbio Científico - Cultural, que nesta edição seria na Alemanha.

A Assessoria de Cooperação Interinstitucional da UFN abriu as inscrições com 20 vagas, sendo divididas entre estudantes, mestrandos, professores e enfermeiros do Hospital Casa de Saúde e São Francisco de Assis.
Emilly foi um das classificadas e aguarda o momento de ir para Alemanha.

“Além de adquirir conhecimento e conhecer uma nova cultura, quero visitar a grande Alemanha, um lugar que imagino ser incrível. Vamos conhecer universidades e hospitais, então espero ter outra visão e perspectivas ampliadas acerca da profissão”, comenta a aluna.

Outra acadêmica que pretende começar novas experiências fora do país, é a Bianca Vieira Baldin, que cursa o 9º semestre de Enfermagem. A aluna enfatiza o incentivo dado pela comunidade acadêmica desde o início do curso, com suporte para estudos e estágios fora da cidade, do Estado e do país. Visando o conhecimento, aprendizado, troca de saberes profissionais, culturais e crescimento acadêmico e pessoal.

Texto: Emanuelly Guterres - estagiária jornalismo
Edição: Assecom