Enfermagem desenvolveu ações extensionistas voltadas para a saúde e meio ambiente Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/06/2023

O curso de Enfermagem da Universidade Franciscana (UFN) desenvolveu ações extensionistas, sobre a importância da reciclagem, para a saúde e meio ambiente a sociedade. A ação foi realizada no dia 12 de maio, com estudantes do 7° semestre, na disciplina Temáticas Emergentes em Enfermagem e Saúde. A atividade foi desenvolvida no Colégio Palotti de Santa Maria, para alunos do Ensino Fundamental 6° ano, sendo explicado sobre como ocorre a reciclagem, a maneira correta da separação do lixo.

Também foi abordado sobre a Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (ASMAR) e o importante trabalho que é desenvolvido. Após esse diálogo, os dicentes tiveram a oportunidade de separar o lixo da escola, onde surgiu questionamentos e dúvidas. Victória Fridrech, estudante do 7° semestre, relata que: “Os estudantes estavam muito motivados para as atividades e dispostos a aprender sobre o assunto”.

A disciplina extensionista oportuniza ao estudante no seu processo formativo desenvolver metodologias problematizadoras com a comunidade. Sensibilizando-os para uma prática participativa e incentivando na autoresponsabilização do cuidado ao meio ambiente. “Ao compartilhar e discutir junto à comunidade escolar, as temáticas que emergem da comunidade, desperta a pensar sobre saúde. O estudante em formação, inserido no contexto escolar, reflete estratégias para atuar nas demandas existentes.

Dialogar com a comunidade a respeito da separação correta dos materiais para reciclagem, minimiza a contaminação do meio ambiente, contribui para melhoria da saúde das pessoas e de seus territórios”, comentam a coordenadora do curso de Enfermagem, Carla Lizandra de Lima Ferreira, e a professora da disciplina Fabiana Porto da Silva.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Imagem: Divulgação/Curso de Enfermagem