Energias alternativas é tema de atividades extensionistas das Engenharias Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/10/2020

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN

Durante o primeiro semestre de 2020, as Engenharias da Universidade Franciscana realizaram atividades extensionistas de forma conjunta entre os cursos de graduação. Denominado como “Projeto Integrador das Engenharias”, o trabalho foi relacionado com a melhoria da qualidade de vida da população por meio de energias alternativas.

Uma série de atividades que constituíram o projeto foram construídas nas disciplinas de: Avaliação e Controle da Qualidade da Água; Energias Alternativas; Projetos de Engenharia I; e Ergonomia e Segurança do Trabalho, distribuídas nos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Materiais e Engenharia Ambiental e Sanitária.Para compartilhar esses projetos com a comunidade, os acadêmicos e seus professores produziram um audiovisual onde contém relatos de alguns projetos e o depoimento de alunos e orientadores a respeito das produções.

Um exemplo é a disciplina de Projetos de Engenharia I, ministrada pela Profa. Joana Bratz Lourenço que relata que os alunos desenvolveram vários projetos voltados a produção de conteúdo a energia solar. Foram projetos tanto para energia solar térmica quanto energia solar para a produção de energia elétrica. Conforme Joana, a principal contribuição da disciplina na formação dos engenheiros foi mostrá-los que o ensino, a educação e a engenharia podem contribuir para a sociedade, tanto na produção de novos produtos, como também na divulgação de tais conhecimentos.

Como retorno do que foi proposto em aula, a acadêmica Raisi Natalia Baldez, enfatiza que a proposta de atividades extensionistas são ferramentas muito importantes no desenvolvimento humano e social, visando uma possibilidade de colaborar com a comunidade diante dos ensinamentos em sala de aula.

“Elaboramos um projeto para comunidade, que nesse caso foram escolas da região e que a ideia seria levar os estudantes de ensino médio formas de construir um boiler solar térmico. Neste projeto nós criamos um panfleto com uma linguagem bem clara e bem objetiva, onde a ideia seria justamente socializar esse conhecimento”, explicou a estudante.

A coordenadora do Integra Engenharias, Profa. Noeli Julia Schussler, explica que neste ano foram desenvolvidos cinco subprojetos de forma integrada, tendo como tema central a melhoria de vida da população, por meio da tecnologia para a produção de energia alternativa.