Encontro de Bioética debate questões sobre COVID-19 e Pesquisa de Opinião Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/07/2021

Como proposta integrada dos encontros do Observatório de Bioética da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Rio Grande do Sul (Sul 3), ocorreu no dia 15 de julho, o Encontro de Bioética, da Universidade Franciscana (UFN). A atividade abordou o tema: ‘COVID, pesquisa de opinião e bioética’, e contou com a presença das professoras Angelita Woltmann, Solange Binotto Fagan e Francielle Benini, participantes do painel da conferência on-line.

Segundo o organizador da atividade, o professor Diego Carlos Zanella, do curso de Filosofia da UFN, o encontro teve o objetivo de informar resultados de pesquisa importantes para a sociedade, assim como permitir a troca de conhecimentos e saberes necessários ao desenvolvimento de novos estudos.

Ao longo da realização da conferência, as professoras do curso de Direito da UFN, Angelita Woltmann e Francielle Benini, apresentaram abordagens ligadas ao ‘Grupo de Estudos em Direito dos Desastres e Covid-19’, o qual ambas estiveram inseridas com a finalidade de desenvolver um relatório de pesquisa de opinião sobre as vacinas desenvolvidas contra a Covid-19. Além do mais, Angelita destacou o papel da fundamentação Bioética na realidade brasileira ao explicar de que maneira contribui para o processo de tomada de decisões na saúde pública. Já Francielle, argumentou sobre a necessidade de se conhecer a história “para não se repetir os mesmos erros do passado, e, assim, evitar a ocorrência de desastres no âmbito da bioética”.

Como parte dos conteúdos englobados na proposta, a docente no curso de Física Médica da UFN, Solange Binotto Fagan pontuou dados referentes ao seu estudo sobre ‘Inteligência artificial em dados cadastrais e imagens na telemedicina em combate à COVID-19’, por meio do desenvolvimento de uma plataforma caracterizada pela utilização de métodos computacionais de inteligência artificial deep learning (aprendizado aprofundado), com foco na exibição de como uma plataforma de telemedicina pode proporcionar benefícios para as decisões no ramo da saúde pública.


Texto: Gianmarco de Vargas /Estagiário de Jornalismo
Imagem: Reprodução


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação