Empreendedorismo é tema de aula inaugural dos cursos da área de negócios da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
18/03/2021

O início do ano letivo de 2021 nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Franciscana, foi marcado por uma Aula Inaugural promovida pela Inside Jr. Sob a responsabilidade da professora Ana Carolina Cozza Jozende da Silva, o tema foi o “Uso da gestão na trajetória de um empreendedor Santamariense”, proferida pelo empresário Maiko Palharini, empreendedor, sócio da empresa Espetiño.

O objetivo da aula inaugural, foi proporcionar aos estudantes e professores um relato sobre a experiência vivenciada por um empreendedor na área de negócios. Nesse sentido, o empreendedor Maiko iniciou o bate-papo apresentando a sua trajetória na empresa, desde a fundação até os dias atuais.

Em sua fala, evidenciou as dificuldades e as recompensas de ter o negócio próprio, mostrando o quanto os empresários precisam evoluir no conhecimento e avançar em tecnologia, procurando atender a necessidade do mercado. De acordo com ele, o trabalho em equipe e a dedicação de todos os envolvidos são fatores importantes para o desenvolvimento do negócio. Além disso, o sócio proprietário da Espetiño, demonstrou a necessidade de visualizar as mudanças antes das mesmas acontecerem pois, segundo ele, a antecipação das decisões contribuem para a melhor gestão do negócio.

Desta forma, ficou evidente a necessidade de o gestor ter conhecimento sobre o setor de atuação da sua empresa e identificar os fatores internos e externos que interferem diretamente no seu negócio. Depois da sua exposição, o empresário colocou-se a disposição para responder os questionamentos dos participantes. Nesse momento, houve uma interação dos estudantes com o gestor da empresa em forma de bate-papo.

As coordenações dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas ressaltou que momentos assim proporcionam aos estudantes conhecer a realidade da gestão, os principais desafios que as empresas estão enfrentando hoje e como estão encontrando alternativas para manter-se e ampliar seu negócio no mercado.