Empreendedorismo e liderança são destaques do Mestrado em Saúde Materno Infantil Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/06/2021

Caracterizado pela forte capacitação sobre os cuidados da implementação de um modelo de atenção à saúde da mulher, da criança e da família, o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, da Universidade Franciscana (UFN). O curso vem se destacando pelo ensino em gestão e empreendedorismo, bem como à atenção à liderança profissional, resultando em profissionais capacitadas que estão empreendendo em diferentes municípios do país.

Diante de suas perspectivas de instrução, o curso realizou o encontro ‘Cases de Sucesso na Enfermagem’. As três egressas convidadas a compartilhar suas vivências com a turma foram as enfermeiras Ana Laura Pizolotto, Carla Zimmermann e Emanuele Ambrós. As especialistas da saúde convidadas conversaram sobre suas experiências de trabalho aliadas aos conhecimentos de gestão, atenção e empreendedorismo na liderança e desempenho profissional. A atividade ocorreu de maneira remota, via Google Meet, na terça-feira (8).

O objetivo do bate-papo foi impulsionar as práticas empreendedoras entre os estudantes que estiveram presentes, assim como relacioná-las à atenção e liderança profissional no ramo. Ana Laura Pizolotto, que trabalha com Consultoria Materno Infantil e Consultoria em Amamentação e Laserterapia de baixa potência em seu consultório, no município de Santo Augusto aponta a magnitude do conhecimento empreendedor está voltada à atenção, como ponto agregador na ligação de fundamentos teórico-práticos e do auxílio profissional, nos serviços de cuidado com suas pacientes: “A humanização da assistência se dá através da empatia, do apoio e do acolhimento por profissionais que amam o que fazem e estão sempre em busca de aprimoramento”.

De acordo com a enfermeira, um de seus objetivos foi trazer um novo modelo de atendimento na área Materno Infantil, por meio de um suporte personalizado e diferenciado na demanda específica de cada família. “O empreendedorismo na enfermagem é uma área que possibilita o enfermeiro a ter seu próprio consultório com autonomia, independência e flexibilidade de tempo. O engajamento e a essência do meu trabalho fazem com que eu consiga mostrar aos meus clientes que a Consultoria Materno Infantil tem se tornado essencial e importante no processo do cuidado”, completa Ana Laura.

Além do mestrado, Emanuele Ambrós também é egressa da graduação em Enfermagem da UFN. Proprietária da Bem Nascer: Consultoria Materno Infantil, em Uruguaiana, ela é outro exemplo de líder no ramo do empreendedorismo. “Eu percebi o quão fundamental o papel da Saúde Materno Infantil é, no sentido de pensar no quanto eu evoluí na minha carreira, após concluir o mestrado. Ele me ajudou no foco e no conhecimento com inúmeras questões de coordenação de equipe, empreendedorismo e atenção na consultoria materno infantil, assim como meu trabalho no SUS”, destaca Emanuele.

Segundo a profissional, os docentes da Universidade foram inspirações para dar continuidade em sua trajetória no ramo da saúde já que, de acordo com ela, eles instigaram na procura por conhecimento, assim como destacaram a relevância de uma boa liderança e na conduta com metas: “Tudo isso auxiliou no desenvolvimento de um serviço de confiança que faz a diferença na vida de várias famílias”. Ela salienta que a conexão entre os aprendizados da graduação e mestrado enfatizaram tanto a linha científica, como a prática de assistências na enfermagem. “Nossa área tem o empreendedorismo muito forte e nos impulsiona à busca pelo diferencial. Ele nos proporciona mudanças, sair da zona de conforto e correr atrás de novas possibilidades”, concluiu.

A enfermeira Carla Zimmermann considera a área como um agente de mudanças sociais, no intuito de proteger e zelar pela saúde da mãe e do bebê, além de promover o aleitamento materno, o vínculo entre mães e filhos e dar um suporte à maternagem. Para ela, as disciplinas ‘Tecnologias Inovadoras e Empreendedorismo’ e ‘Liderança em Empreendedorismo’, cursadas respectivamente na graduação e mestrado, despertaram a reflexão sobre a importância do assunto no ramo: “É através dele que a sociedade tem acesso aos nossos serviços, e em especial, o conhecimento que adquirimos através de anos de estudo e pesquisa. Vivemos em uma sociedade que carrega muitos mitos errôneos a respeito do gestar, parir e amamentar”. Segundo Carla, é através do empreendedorismo que as famílias podem ter acesso a profissionais atualizados nas últimas evidências científicas para estar mais próximos de um cuidado humanizado e científico.


Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação