Em tempo de quarentena, evite fazer estoque de guloseimas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/04/2020

Em tempos de quarentena, ficar em casa pode se tornar uma ação propícia para aumentar o consumo de alimentos calóricos e que “satisfazem” a vontade do ser humano, como doces e carboidratos. Os mais ansiosos, principalmente, já que o ato de comer acaba por aliviar as tensões do dia a dia.

Além disso, surgem pessoas interessadas em aumentar a imunidade. Para ajudar nisso, o Curso de Nutrição da Universidade Franciscana separou alguns alimentos ricos em vitamina, zinco, ômega 3 e outros:

Vitamina C: Frutas cítricas: laranja, limão, mamão, manga, acerola, kiwi, tomate, brócolis, couve e pimentão verde e vermelho;
Ácido fólico: brócolis, couve, espinafre, feijão, carne de fígado;
Zinco: Carnes em geral, cereais integrais, castanhas, sementes, feijão, lentilha, grão de bico, soja, ervilhas, vagem;
Vitamina E: oleaginosas – castanhas, amêndoas, nozes;
Ômega 3: azeite de oliva e salmão.


De acordo com a docente do curso de Nutrição, Profa. Natielen Jacques, é importante que se coma todos os dias várias opções de cada fonte de vitamina, compondo assim uma dieta variada e balanceada.

Além do cuidado quanto à imunidade, é indicado que não se tenha muitos alimentos gordurosos e industrializados em casa, para que o ganho de peso durante a quarentena não seja de forma rápida e alta. O ideal é, segundo a nutricionista é comprar poucos alimentos nesse sentido e que não seja rotina da família.

“Acredito que se dividirmos a alimentação da família, ou seja, tivermos sugestões saudáveis para várias refeições ao longo do dia é o segredo do sucesso. O ideal é não ter muita oferta de guloseimas, manter o equilíbrio no consumo e fracionar as refeições, tendo horário para cada refeição. Por exemplo, tem que ter horário para o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche das 15hs, lanche das 18hs, e por fim o jantar”, explicou Natielen.

Segundo ela, quanto menos utilizar produtos industrializados e processados e menos aditivos nos rótulos, mais saudável será a alimentação ou o alimento, que será cozido. 

A lógica é fugir dos alimentos prontos e aproveitar o tempo mais livre para voltar a cozinha e preparar a alimentação: comer arroz, feijão, macarrão, batata, mandioca, legumes cozidos, frutas frescas, carnes preparadas com temperos caseiros, por exemplo.

Principal receita é o amor em família 

É aconselhável ainda conforme a docente, a volta ao hábito de preparar pão integral, pão caseiro, pão de queijo, bolo de cenoura, bolo integral, bolinhos salgados, iogurtes naturais, hambúrgueres caseiros, queijos caseiros... elaborar receitas para as famílias.

“Precisamos voltar a fazer o que sempre deu certo, o que nossos avós já faziam. Enfrentamos uma rotina corrida, super atarefados... sim, temos. Mas acredito que quanto mais fazemos, mais arrumamos tempo para fazer mais. Ou seja, tem que virar hábito, tem que ser incorporado na rotina da família. Assim como lavar roupas, passar, tomar banho, escovar os dentes e assim por diante.... Temos que ter tempo para fazer as compras, ir à fruteira e preparar um jantar ou almoço saudável para nossa família. Talvez nessa quarentena podemos desfrutar disso, com o propósito de: fazer as famílias desfrutarem o que tem de melhor, ficar perto uns dos outros, preparar refeições com amor!”, finalizou Natielen Jacques.


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação