Egressos da UFN participam do TcheLinux 2018 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/11/2018

Acontece durante o sábado, dia 10 de novembro, a partir das 8h30min, o TcheLinux 2018. Nesta edição, serão 18 palestras que ocorrerão em 3 ambientes concomitantemente, no conjunto III da UFN.

O objetivo do evento é oferecer subsídios para o aprendizado, desenvolvimento e implantação de práticas utilizadas pela comunidade Linux mundial.

O evento tem entrada franca, mas os participantes são encorajados a doar 2kg de alimentos não perecíveis (exceto sal), que serão doados às instituições de caridade da região, posteriormente.

O grupo TcheLinux é composto por voluntários que trabalham com Software Livre e que se propõem a repassar adiante o conhecimento técnico e experiências particulares adquiridas, de cada integrante, para inspirar novos adeptos à comunidade para terem uma boa experiência no ambiente, sem cair em armadilhas.

O grupo defende a ideia de não se misturar com política, pois se tratam de esferas completamente diferentes, e que se postas juntas, o Software Livre não sobreviveria.

Segundo o professor Alessandro Andre Mainardi de Oliveira, que está responsável pelo evento, o TcheLinux sempre é organizado por alunos e ex-alunos dos cursos de informática do Estado, e nesta edição, conta com o apoio dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Jogos Digitais da Universidade Franciscana. Em Santa Maria o evento ocorreu também em 2008 e 2013.

O público alvo do encontro são, além dos alunos da Universidade Franciscana, profissionais da área da computação e informática, e comunidade em geral que seja interessada no tema.

"A importância desse evento para o meio acadêmico é a troca de experiências com as empresas e os empresários palestrantes, que além de trazer novas tecnologias, trazem também ideias que ajudam a incentivar o empreendedorismo na área”, explica Alessando.

Participam da grade de palestras do TcheLinux 2018, nomes como Catherine de Lima Barchet, egressa do Curso de Sistemas de Informação da UFN, e está atualmente ocupando o cargo de Project Manager na empresa Delivery Much Brasil.

O egresso Luiz Antonio G. Rodrigues Jr., também do curso de sistemas, estará presente para falar sobre aplicações mobile híbridas, ele é desenvolvedor do aplicativo Easy Cópias, que está em teste na Instituição.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo