Egressos da 1ª turma de Medicina são aprovados em Residência Médica Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/02/2021

Foi divulgado neste primeiro semestre de 2021, a lista dos egressos da primeira turma de Medicina da Universidade Franciscana – UFN, aprovados em Residência Médica. No total, foram 18 aprovações, em diferentes áreas da saúde, selecionadas para a especialização, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

O ingresso na Residência Médica ocorre por meio da realização de uma prova, em uma respectiva área de saúde e localidade escolhidas pelo candidato. É considerada uma especialização que o profissional de medicina faz, a fim de se tornar técnico em um campo de trabalho específico, ao deixar sua atribuição de “médico geral”.

Para a professora e coordenadora do curso de Medicina da UFN, Léris Bonfanti Haeffner, é um “sentimento gratificante” ver os ex-alunos da instituição ingressarem no mercado: “Desde o princípio, os egressos já sabiam onde queriam realizar as especializações. Tivemos aprovados em diferentes ramos, caracterizados por níveis distintos de concorrência, em razão dos números de vagas ofertadas pelo Estado”.

A Residência Médica, considerada também como um “treinamento em serviço”, opera no ingresso do profissional no mercado de trabalho, assim como reflete a qualidade do ensino acadêmico. “Além de toda a gratificação gerada, essa notícia nos mostra a qualidade do trabalho exercido institucionalmente. Foram inúmeras equipes de professores e funcionários integrados neste processo educacional, e que por meio deste retorno, mostra-nos que estamos no caminho certo”, salienta Léris.

A coordenadora também ressalta o compromisso e dedicação dos alunos, enquanto graduandos, caracterizados pelo ímpeto e esforço durante o curso. Segundo ela, o resultado final é um excelente retorno para a instituição, como método avaliativo, que transparece a exigência e trabalho exercidos especialmente no período pandêmico. Entre os setores da saúde optados pelos recém-formados para realização da Residência Médica, estão: Neurologia, Traumatologia, Infectologia, Medicina da Família e Comunidade, Clínica Médica, Pediatria e Psiquiatria.

Léris complementa que, o esforço e união de toda equipe da Medicina, foi decisiva para o enfrentamento dos desafios impostos pela quarentena: “O importante é que, independente da dificuldade, conseguimos nos sobressair. A graduação de Medicina, junto de sua estrutura e corpo docente, formou excelentes profissionais, que após formarem-se na primeira turma do curso, entraram para a Residência Médica, neste ano”.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário Jornalismo UFN
Imagem: Carolina Busatto Teixeira / Jornalista UFN