Egressos compartilham experiências no 2º encontro que marca os 20 anos do Jornalismo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/04/2023

O curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN) realizou na noite de ontem (25) o segundo encontro em comemorações de suas duas décadas. Acadêmicos e professores receberam, de forma on-line, os ex-alunos formados pelo curso: Gabriela Perufo, Laura Gross e Tiago Nunes. Os egressos trouxeram suas trajetórias e histórias marcantes que estiveram presentes, também responderam perguntas dos estudantes sobre suas rotinas de trabalho e deixaram dicas para os futuros jornalistas.

Tiago Nunes formou-se em Jornalismo em 2019, é comunicador do Grupo RBS em Caxias do Sul, atualmente trabalha como repórter e narrador da Rádio Gaúcha Serra, também é setorista da dupla Caxias e Juventude do Jornal Pioneiro em GZH. Ele destaca que entrou na profissão por conta do esporte, mas a área ele mais trabalhou durante estes anos foi o jornalismo geral. Ao relembrar seus tempos de acadêmico, contou sobre o seu Trabalho Final de Graduação (TFG) que se transformou em um livro chamado ‘Migração no Rádio – No ar, Imembuí FM!’ escrito em parceria com seu orientador, o professor Gilson Piber. “Desde que entrei na Universidade já tinha um tema definido para o meu TFG e acabou virando um livro. Fiz o livro e, agora no mês de maio, vou laçar um segundo livro apresentando a trajetória do jornalista e radialista Fernando Adão Schmidt”, destaca o jornalista.

Laura Gross, formada desde 2014, trabalha no SBT como editora de texto, repórter e apresentadora do esporte e jornalismo em geral. A jornalista relembra que, quando se formou e precisou ingressar no mercado de trabalho, o que fez diferença foi: “Ter aproveitado todas as oportunidades dentro da universidade, o que surgiu fora do ambiente acadêmico também eu abracei”. Laura também relatou sobre o caso de assédio que aconteceu com ela enquanto cobria um jogo do Spor Club Internacional como repórter da Rádio Guaíba. “Por eu estar gravando para a rádio eu estava sozinha, quando aconteceu eu não sabia o que fazer, minha reação foi de ir pra área de imprensa e contar para os meus colegas. Foram eles que entraram no ar e contaram o que aconteceu, a partir daí o Inter tomou uma atitude sobre o ocorrido e quando isso tudo veio à tona foi descoberto que naquele dia ele tinha assediado outras duas mulheres. Tudo isso aconteceu porque eu como jornalista tendo um veículo por trás denunciei e falei o que tinha acontecido”, relata a repórter.

Gabriela Perufo é formada pela UFN em 2012, atualmente trabalha em uma agência de conteúdo em Porto Alegre. Ela conta que longo de sua carreira foi editora ou repórter, e ainda não tinha passado pela editoria de esportes: “no final do ano passado quando estava em GZH fui uma das pessoas escaladas para reforçar o time do esporte para ajudar na equipe da copa do mundo”. A jornalista também relata que assim que se está na universidade o acadêmico já está se preparando independente do semestre que está no curso: “Todas as atividades que eu desde trabalhos de sala de aula ou fora, me aproximou o máximo possível do mercado de trabalho. Trabalhei em muitos laboratórios do curso, mas o que mais estive presente foi no Laboratório de Fotografia e Memória (LabFem), o que fez com que eu enquanto editora me deixou muito exigente na questão fotográfica”.

O próximo encontro irá ocorrer no dia 24 de maio (quarta-feira), às 20h. O momento irá reunir os jornalistas e egressos da UFN Carina Bohnert, Jaiana Garcia, Paulo André Dutra, Natália Venturini e Guilherme Bicca para conversarem sobre o trabalho em Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de jornalismo
Fotos: Luiza Silveira/Laboratório de Fotografia e Memória