Egresso de Jornalismo recebe 1º lugar em Festival Internacional de Fotografia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/11/2020

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário Jornalismo UFN

Egresso do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana, Gabriel Machado Haesbaert foi agraciado com o 1º lugar no Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show, o maior festival de fotografia popular do Brasil. Haesbaert venceu na categoria Esporte, com a imagem ‘Rugby no Limite’, sendo premiado com uma estatueta e a publicação de sua fotografia no livro do concurso, que pode ser acessado clicando aqui.

A obra foi elencada dentre 15 mil imagens que estavam em seleção. A partir do resultado, Gabriel revela o sentimento de gratidão ao ter mais um trabalho reconhecido ao longo dos 7 anos em que atua com fotojornalismo. Isso por que ainda neste ano de 2020, o jornalista recebeu o prêmio de 1º lugar na categoria Temática, do 42º Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria, com a fotografia ‘Trilhos da Evolução’.

O egresso, formado no ano de 2018, relatou sobre o costume de inscrever suas obras em diferentes concursos, e que os resultados de ambos os concursos o pegou de surpresa, especialmente o Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show. “Está é a segunda vez que inscrevo minhas fotos neste concurso. A gente sempre espera ganhar, mas não fiquei tão apreensivo com o resultado pois, o método de análise depende muito das características e do conceito que cada jurado tem no âmbito da fotografia. Cada pessoa e profissional tem um olhar. Mas fiquei muito feliz. É muito bom ter esse reconhecimento”, ressaltou Gabriel Haesbaert.

Como cada imagem tem sua particularidade, isso também chamou atenção na fotografia premiada de Haesbaert. Ela retrata um lance da final do Campeonato Gaúcho de Rugby, entre as equipes Universitário Rugby, de Santa Maria, e Brummers Rugby Clube, de Novo Hamburgo, ocorrido no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria.

“Havia chovido poucas horas antes do início da partida e isso fez com que proporcionasse algumas imagens diferentes das que costumo fazer em dias ensolarados. Captei exatamente o momento em que havia uma disputa entre os times e com o impacto dos movimentos, rendeu essa imagem, que além de mostrar o lance, mostra o barro, as condições do campo e os atletas sujos, como consequência disso tudo”, descreveu Gabriel. Ainda, ele explica que o nome da fotografia se originou do detalhe da imagem, que mostra um dos jogadores segurando o pé do adversário, para interceptar um ataque: ‘Rugby no Limite’.

Ainda quando acadêmico do curso de Jornalismo da UFN, Haesbaert já participava de concursos fotográficos e, segundo ele, foi um passo fundamental para que ele optasse por seguir nesta área do jornalismo, visto que esse tipo de oportunidades e conquistas motivam os estudantes e profissionais a explorarem ainda mais seus trabalhos.

Do mesmo modo, a docente de Fotografia do curso de Jornalismo da UFN, Profa. Laura Fabrício revela o orgulho diante do sucesso do aluno, que foi seu orientando durante o Trabalho Final de Graduação, e em poder vê-lo crescer profissionalmente. “É gratificante poder observar cada um dos alunos evoluindo em suas profissões. Independente da disciplina que lecionamos, torcemos para que tenham sucesso”, afirmou a docente.

Foto: Renan Mattos

Por fim, Gabriel Haesbaert avalia o valor do curso e o foco acadêmico perante as diretrizes das disciplinas de fotografia: “Se o(a) aluno(a) tem vontade de seguir na área, ele(a) deve se dedicar e aproveitar tudo o que é disponibilizado nas aulas. Especialmente na área da fotografia, que é meu chão, é fundamental o entendimento dos diferentes recursos de uma câmera, assim como saber manusear e ajustar o ângulo, a iluminação, captar o momento, a emoção... e, sem dúvida saber aproveitar a tecnologia que nos é disponibilizada hoje em dia”, incentiva o egresso.

Veja mais trabalhos de Gabriel Haesbaert clicando aqui.

‘Rugby no Limite’ - Gabriel Haesbaert / 1º lugar na categoria Esporte, do Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show.

‘Trilhos da Evolução’ - Gabriel Haesbaert / 1º lugar na categoria Temática, do 42º Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria.