Egresso da UFN vence Prêmio Internacional de Fotografia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/12/2022

“Boa parte do que eu aprendi sobre fotografia eu devo a Universidade”, destaca o egresso do curso de Jornalismo, Gabriel Haesbaert. Pela terceira vez seguida, o fotógrafo foi premiado no Concurso Internacional Brasília Photo Show, na categoria Esporte. Nesta edição de 2022, com o 1º lugar com a fotografia ‘Rugby Renascentista’ que retrata um momento de jogo do time santa-mariense Universitário Rugby.

“O prêmio é um momento que coroa, no ano que vem completo 10 anos na fotografia esportiva. Esse prêmio é muito importante para mim, para a minha carreira”, afirma Gabriel. Em 2020, o jornalista também conquistou o 1º lugar com uma fotografia de um jogo de rugby. Já em 2021, ganhou  bronze com uma foto de futebol.

“Uma curiosidade é que essa foto de 2022 foi tirada no mesmo jogo do prêmio que ganhei em 2020, ‘Rugby no Limite’. Um esporte pouco difundido no Brasil. É uma valorização tanto para o esporte, quanto para mim, como profissional”, conta o fotógrafo esportivo. Além disso, ele ainda ressalta a importância não só de vencer o prêmio, mas também se manter entre os finalistas por três anos seguidos.

Para ele, a sua formação acadêmica teve papel fundamental na sua carreira: “Quando eu entrei no curso, em agosto de 2012, eu nem sabia ligar uma câmera fotográfica. Na primeira aula de Introdução à Fotografia, já fiquei muito curioso de como funciona uma câmera”. Gabriel ainda destaca que a sua participação no Laboratório de Fotografia e Memória (LabFem), onde teve seu primeiro contato com a fotografia analógica e aprendeu todos os passos, desde colocar o filme na máquina, registrar as fotos e todos os processos de revelação, fixação e ampliação das fotos. “Foi ali que eu realmente comecei a me apaixonar pela fotografia”, afirma.

Gabriel ainda deixa como dica para os estudantes que querem seguir o mesmo ramo, muito estudo para compreender todo processo fotográfico, o que foi muito importante para a sua carreira.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal