Egresso da UFN que passou a quarentena na Argentina lança documentário gravado em hostel no interior do país Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/06/2020

Nesta semana, dia 11 de junho, foi lançado no YouTube o documentário "Quarentena em um hostel argentino", produzido pelo egresso do curso de Publicidade e Propaganda da UFN, Rafael Sanches Guerra. O vídeo, produzido pelo publicitário jaguariense de 35 anos, foi feito com um celular, enquanto ele passava a quarentena no Casa Grande Hostel, em Villa de Merlo, província San Luis, na Argentina.

Em 9 de março deste ano, Rafael chegou no Casa Grande para fazer um voluntariado de um mês, ajudando com as tarefas de recepção e limpeza do hostel. Uma semana depois, a pandemia do novo Coronavírus chegou na Argentina. Com medo da instabilidade daquele momento, os hóspedes e voluntários começaram a ir embora.

O curta-metragem, gravado durante os meses de março, abril e maio, conta com depoimentos do proprietário, 2 hóspedes e um voluntário que ficaram "isolados" lá durante a quarentena. Em meio ao caos da pandemia, o documentário mostra que essas pessoas encontraram refúgio na mudança de hábitos, na convivência diária e ao fazerem uma horta no hostel. Além disso, compartilham ensinamentos, dúvidas e reflexões sobre o momento futuro e atual do mundo.

O idealizador do documentário já trabalhou em algumas produções audiovisuais, mas é a primeira vez que faz um vídeo de forma totalmente independente, sem uma equipe e utilizando somente seu telefone celular.

"É uma responsabilidade enorme ter que pensar em tudo sozinho. O roteiro, o enquadramento, a edição, finalização, tradução, legendas e divulgação. Mas, além da parte técnica, a preocupação maior foi a de poder entregar um material leve e verdadeiro num momento em que muitos estão fragilizados", relata o egresso da UFN.

O documentário, que também foi lançado simultaneamente na Argentina, não tem nenhum investimento financeiro e nem foi encomendado pelo hostel. A motivação veio de Rafael, que viu naquele lugar e naquelas pessoas, a oportunidade de mostrar uma realidade alternativa da quarentena.

"Nunca pensei que o resultado seria algo deprimente porque convivia com pessoas muito positivas e inspiradoras. Elas viam esse isolamento como de aprendizagem e tinham muita gratidão pelo local que estavam passando a quarentena" comenta Rafael.

Nascido em Jaguari - RS, Rafael estava vivendo em Buenos Aires há um ano, mas decidiu voltar para o Brasil no final de maio para poder ficar próximo de seus pais e finalizar o documentário. "Quando tudo isso passar, pretendo voltar para Villa de Merlo, rever as pessoas que conheci e também visitar as atrações naturais além dos muros do hostel", finaliza.

Rafael é publicitário formado pela Universidade Franciscana (UFN) e morou em Santa Maria por 14 anos. (Foto: arquivo pessoal-divulgação)



Texto: Veleiro Criativo - Liciane Brum



ASSISTA AO DOCUMENTÁRIO:


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação