Egresso da UFN é homenageado da Feira do Livro de Santa Maria 2019 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
02/04/2019

Na 46º edição da Feira do Livro de Santa Maria, o professor homenageado é egresso do Curso de Letras da IES. Pedro Brum Santos graduou-se pela então Faculdade Imaculada Conceição (FIC), em 1985 e, desde 1990 o professor e escritor acumula quase 40 publicações, entre livros e artigos científicos. Em 2012, o atual docente da Universidade Federal de Santa Maria foi o patrono da Feira do Livro.

Amante da leitura, Pedro sempre quis ser escritor e talvez seguir carreira no jornalismo, pois já trabalhava na rádio Guarathan. Mas na hora de optar por uma graduação, acabou escolhendo a licenciatura, pelo fato de que a opção lhe possibilitaria unir suas paixões e também abrir novas oportunidades.

“Por ser uma das primeiras faculdades de Filosofia e Letras na região, o corpo docente era muito próximo à Instituição, já que a maioria deles havia se formado na própria casa. E foi o que aconteceu comigo também. Ao final da graduação eu recebi um convite para realizar uma especialização em literatura, e tive a oportunidade de me tornar professor da FIC, onde permaneci até o início do meu mestrado, em 1991. Considero este um período de muita aprendizagem e prática, coleguismo e proximidade, pois os alunos compartilhavam saberes entre si. Toda essa experiência contribuiu para uma formação humanista, muito marcante na minha vida até hoje”, lembra Pedro.

O egresso considera uma honra ser escolhido como professor homenageado dessa edição da Feira do Livro, pois é uma oportunidade para falar sobre leitura, estimular a circulação de livros e, também, discorrer sobre os novos meios e suportes digitais de leitura. 

Pedro recebe a homenagem com imensa alegria e orgulho, pois para ele, a Feira é um momento de encontro entre livros e leitores, escritores e quem trabalha e, ou estuda literatura, bem como aqueles que tem no caminho a Praça Saldanha Marinho, onde é realizada a atividade cultural.


Acadêmicos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da UFN compõem Assessoria Integrada de Comunicação da Feira do Livro

O trabalho que seria realizado por uma assessoria de imprensa ou uma agência de publicidade e propaganda, é feito por acadêmicos dos cursos de comunicação da Universidade Franciscana, especialmente para a Feira do Livro de Santa Maria.

A Publicidade e Propaganda é responsável pela operacionalização da campanha e alimentação das redes sociais da Feira. Já a cobertura jornalística e fotográfica das atrações que ocorrem nos 16 dias de programação fica por conta do curso de Jornalismo.

As criações e o desenvolvimento dos projetos começam nas disciplinas de Direção de Arte e Assessoria Integrada de Comunicação. O jornalista é responsável pelo contato com os veículos de comunicação, a produção de releases e notícias que promovam a Feira do Livro. Todas essas produções são veiculadas no site da Feira.

“No ano de 2016 eu participei da Feira do Livro, onde construí uma relação forte com jornalistas e autoridades da região, que logo se tornaram fontes para pautas e oportunidades de emprego. Hoje, jornalista formado, carrego essas experiências e aprendizados comigo, já que sigo trabalhando com assessoria de comunicação”, destaca Lorenzo Franchi, egresso do curso de Jornalismo da UFN.

Situada no 5º semestre da grade curricular do curso de Jornalismo, a Assessoria Integrada de Comunicação é uma das primeiras oportunidades que os acadêmicos têm de vivenciar a rotina produtiva do profissional na prática.

São 16 dias de Feira do Livro, e dentro desse período, os estudantes realizam a cobertura jornalística dos lançamentos de livros, espetáculos infantis e debates do Livro Livre, que costuma trazer personalidades importantes para a Praça Saldanha Marinho. O trabalho é supervisionado pelo docente Bebeto Badke.

“Participo como voluntária na assessoria de imprensa da Feira do Livro anualmente, desde 2015, e a cada ano a experiência é única, pois é uma oportunidade de colocar em prática o nosso conhecimento, fazer novos contatos e expandir os horizontes de leitura. Foi a Feira do Livro que me deu certeza do rumo que pretendo tomar como profissional”, avalia a acadêmica de Jornalismo Bibiana Campos.

A turma de Publicidade e Propaganda é dividida em pequenos grupos, e cada um é responsável por elaborar uma proposta de campanha, que passam por uma votação entre professores da UFN e um representante da comissão realizadora da Feira do Livro.

As duas melhores propostas são apresentadas para a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Cultura da cidade, que escolhem a campanha norteadora da edição. Todo esse trabalho é feito durante a disciplina de Direção de Arte, ministrada pela professora da Publicidade Graziela Knoll.

“A gente queria fazer algo diferente do que já tinha sido pensado para a campanha dos outros anos, e foi um grande desafio fazer todas as peças como havíamos idealizado em tão pouco tempo. Mas valeu a pena todo esforço e foi muito gratificante vermos a nossa campanha sendo escolhida. Ver a nossa criação por toda a cidade será a realização de um sonho, estamos muito felizes em poder ter essa oportunidade”, contam os acadêmicos Gabriel Avila e Milena Denardin, criadores da campanha da Feira do Livro 2019.

Para este ano, estima-se que 40 alunos façam parte da equipe que trabalha ativamente durante a feira. Esse número contempla os alunos das disciplinas envolvidas na Feira, bem como acadêmicos e egressos que atuam como voluntários, e os integrantes do Laboratório de Fotografia e Memória (LABFEM) da UFN, responsável pela captação fotográfica da atividade cultural, sob supervisão da professora Laura Fabrício.


A Feira do Livro de Santa Maria 2019

A Feira do Livro de Santa Maria será lançada na noite de 8 de abril no Santa Cultura Café (anexo ao MASM) a partir das 19h.

Na ocasião, estarão presentes o Professor Homenageado, Pedro Brum Santos, bem como familiares do Escritor Homenageado da edição 2019, Humberto Gabbi Zanatta. O Patrono da Feira do Livro deste ano é Maurício Corrêa Leite.

Durante o lançamento, também será conhecida a campanha publicitária desta 46ª edição, além de algumas atrações do Livro Livre. 

A Feira vai de 26 de abril a 11 de maio na Praça Saldanha Marinho, das 13h às 20h30min, exceto aos sábados, quando inicia às 10h. 

A Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura Municipal, Câmara do Livro, CESMA, Universidade Franciscana - UFN, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e 8ª Coordenadoria Regional de Educação.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Fotografia: Matheus Kunzler / Labfem-UFN
*Com apoio da Assessoria da Feira do Livro de SM


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação