Egressa está em Manaus para ajudar no combate à Covid-19 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
08/05/2020

Texto: Carolina Teixeira – Jornalista UFN
Imagem: Divulgação 

Quando os estudantes recebem o título de graduados, seja ele bacharel ou licenciado, todos fazem um juramento à profissão. Aos que se formaram na área da saúde, os princípios de “universalidade, equidade e integralidade na atenção à saúde” nunca foram tão desafiadores.

A pandemia do Coronavírus, que impactou todos os países do mundo, tornou-se desafiadora, especialmente em alguns Estados do Brasil que podem não ter adotado medidas preventivas adequadas na chegada da Covid-19 ao país. Isso acarretou em unidades de saúde lotadas, sendo necessária a implantação de uma força-tarefa que uniu profissionais da saúde de todo o Brasil. 

Foi por esse motivo que, Manoela Rios, Fisioterapeuta Residente em Atenção Clínica com Ênfase em Infectologia e Neurologia pela Universidade Franciscana-UFN, inscreveu-se para integrar a equipe de profissionais do programa “O Brasil conta comigo”, voando até Manaus – capital do Amazonas, onde há cerca de 600 novos casos da doença por dia – para atuar em um dos hospitais públicos da cidade, os quais necessitam severamente de apoio de saúde especializado.

Seguindo a indicação do Conselho de Fisioterapia, Manoela Ribas realizou seu cadastro no programa “O Brasil Conta Comigo” no dia 28 de abril, terça-feira, e em menos de 5h recebeu uma ligação do Ministério da Saúde, em âmbito federal, convidando-a para trabalhar em Manaus, já no combate à pandemia.

“Tive 1h para pensar sobre a proposta e dar uma resposta. Foi tudo muito rápido, e no decorrer da semana, a equipe do Ministério ia me mandando algumas informações. No sábado já me enviaram a passagem e, no domingo, dia 3 de maio, eu estava embarcando no voo”, relatou Manoela.

Nesta primeira semana em Manaus, Manoela recebeu o treinamento básico e, na segunda-feira, dia 11 de maio, começara sua atuação como fisioterapeuta na linha de frente de combate ao Coronavírus, atendendo pacientes adultos e idosos que se encontram em estado crítico, internados por terem contraído a Covid-19.

“Quando recebi a proposta, estava junto aos meus pais. Informei-lhes sobre o que haviam me falado no telefone, minha mãe imediatamente falou: “Manu, tu não vais né? Está um horror lá!”, e meu pai só observou. Eu só pensava que havia feito um juramento quando me formei: que em casos de epidemia, me colocaria a serviço da população”, contou a fisioterapeuta. 


Além deste motivo, Manoela disse que também se especializou na área de infectologia e sabia que seu dever era ir para Manaus. “Aquela ligação não foi por acaso, se me escolheram era porque precisavam de mim aqui e foi só nisso que eu pensei: que tinha chegado o momento de eu ajudar e, de fato, ajudar a salvar vidas.


Tempo em solo Amazonense

Manoela deve ficar em solo Amazonense por um período de 6 meses, mas como a contratação é renovada a cada mês, o tempo pode ser reduzido, ou prolongado, com todo suporte custeado e oferecido pelo Ministério da Saúde, como transporte, moradia e alimentação.

Ainda, segundo a fisioterapeuta, tendo vista alto grau de contágio da Covid-19, a Residência em Atenção Clínica com Ênfase em Infectologia e Neurologia lhe deu suporte para encarar este desafio.

De acordo com a coordenadora dos Programas de Residências Multiprofissional da UFN, Profa. Cláudia Zamberlan, o programa de residência da UFN se apresenta como possibilidade à melhoria dos serviços prestados à população, fortalecendo a relação já existente com a comunidade e permitindo a inclusão de profissionais com formação interdisciplinar construída na realidade, conforme os pressupostos do Sistema Único de Saúde. 

“Nesse momento crítico e complexo que vivemos a atuação dos profissionais residentes e, em especial, o protagonismo de nossa egressa Manoela, fortalece o Programa, e sinaliza, para a relevância de nossa proposta pedagógica em consonância com uma formação especializada de excelência”, destacou com orgulho a docente. 

Ainda segundo Zamberlan, à UFN, enquanto órgão formador de recursos humanos, fica a certeza que está sendo cumprido efetivamente um processo formativo com uma especialidade relevante ao perfil epidemiológico vigente, e, em especial, qualificando profissionais que atendam às necessidades emergentes de saúde da população brasileira.



O dia a dia na linha de frente

“A situação por aqui está realmente complicada. Os índices são bem altos de contaminação: por dia são cerca de 600 novos casos da doença. Essa semana estamos em treinamento, pois o Ministério da Saúde está frisando muito a questão do uso de EPIs, justamente para não haver mais profissionais contaminados”, relatou Manoela, que até essa quinta-feira, dia 08 de maio, não tinha sido inserida nos locais de atuação. 

A expectativa é que o começo do trabalho, de fato, seja na segunda-feira, 11 de maio. A partir daí a gaúcha Manoela Ribas continuará fazendo relatos sobre o dia a dia na linha de frente de combate ao Coronavírus na cidade de Manaus, no Amazonas. 

“Depois da minha vinda para Manaus, gostaria de ressaltar a importância de ter o apoio dos meus pais e família, pois de início todos ficaram muito preocupados com a decisão. Mas depois de verem a importância de eu estar aqui, o incentivo de todos se tornou essencial para mim. Gostaria de agradecer, também, aos meus amigos, conhecidos e todos os gaúchos que estão enviando mensagens diárias com muito carinho. Isso acaba me dando mais certeza que estou fazendo isso, não só por mim, mas por todos!”, finalizou, com muita gratidão.


“O Brasil Conta Comigo”

A ação estratégica “O Brasil Conta Comigo” foi lançada pelo Ministério da Saúde brasileiro, e consiste na capacitação e formação de um banco de dados com profissionais de saúde interessados em participar de forças-tarefa para combater o avanço da pandemia do Coronavírus no Brasil. 

A expectativa do Ministério da Saúde é cadastrar cerca de 5 milhões de profissionais de 14 profissões, sendo elas:
I - Serviço Social; 
II - Biologia; 
III - Biomedicina; 
IV - Educação Física; 
V - Enfermagem; 
VI - Farmácia; 
VII - Fisioterapia e Terapia Ocupacional; 
VIII - Fonoaudiologia; 
IX - Medicina; 
X - Medicina Veterinária; 
XI - Nutrição; 
XII - Odontologia; 
XIII - Psicologia; 
XIV - Técnicos em Radiologia.



Após o preenchimento do formulário de cadastro, o profissional terá acesso ao curso de capacitação e, após a conclusão, receberá o certificado.

O profissional poderá sinalizar ao final do curso de capacitação se deseja fazer parte das ações de enfrentamento ao coronavírus.

Assim, poderá ser chamado para trabalhar em locais onde há necessidade, conforme a dinâmica da circulação do vírus em território nacional.

O recrutamento desses profissionais ficará a cargo dos gestores do Sistema Único de Saúde - SUS.

Para fazer seu cadastro e participar do programa, clique aqui. 


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação