Egressa e docente do curso de Ciências Contábeis apresentam artigo no XIII Congresso ANPCONT Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/06/2019

Egressa e docente do Curso de Ciências Contábeis da Universidade participaram do XIII Congresso organizado pela Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT), em São Paulo. O evento acadêmico-científico proporciona interação entre a comunidade acadêmica, pesquisadores, professores e estudantes do ramo.

A egressa de Ciências Contábeis, Paola da Costa Mozzaquatro, juntamente da docente Bruna Faccin Camargo, estiveram presentes no evento, representando a Universidade Franciscana. Na ocasião, Paola apresentou o artigo fruto de pesquisa realizada enquanto trabalho final de graduação, intitulado "Controles de Departamento Pessoal de Micro e Pequenas Empresas: Uma Análise para Empresários de Formigueiro/RS".

O trabalho é de autoria de Paola da Costa Mozzaquatro, Jaqueline Carla Guse, Lucas Almeida dos Santos e Bruna Faccin Camargo. A pesquisa teve como objetivo compreender como o controle interno pode auxiliar o setor de departamento pessoal das microempresas e empresas de pequeno porte da cidade de Formigueiro.

Para a realização do estudo foi elaborado um questionário que contou com um total de 19 participantes, e buscou analisar as práticas, a estrutura do departamento pessoal e o entendimento dos proprietários das empresas situadas na área urbana do município estudado.

Os resultados obtidos indicaram a existência de poucos departamentos pessoais definidos, mas em relação à percepção dos empresários no que diz respeito a utilização, alcance e adaptação dos controles internos para o departamento pessoal, o resultado foi favorável.

A conclusão foi de que o controle interno auxilia as microempresas e empresas de pequeno porte a estarem protegidas dos riscos relacionados aos negócios da empresa, pois com esse controle a organização possui um melhor desempenho e resultados satisfatórios, facilitando sua sobrevivência no mercado.

“Gratidão é a palavra que me descreve nesse momento. Só tenho razões a agradecer por essa oportunidade maravilhosa que tive. Devo muito ao curso de Ciências Contábeis, à professora Bruna, a todos os mestres que tive durante todo esse tempo de graduação, todos foram essenciais para esse momento”, ressalta a egressa Paola.

O XIII Congresso ANPCONT é uma forma de divulgação da produção técnico-científica na área das Ciências Contábeis. O evento busca estabelecer uma ligação entre os estudos acadêmicos e as aplicações práticas em organizações, possibilitando que os participantes conheçam mais profundamente os diversos enfoques dos estudos da profissão. A 13ª edição do evento aconteceu entre os dias 15 e 18 de junho.

Foto: Curso de Ciências Contábeis / UFN